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Elo Feat dos Sonhos selecionará 10 talentos regionais

Projeto apoiará artistas de gêneros diferentes a gravar música autoral e clipe ao lado de ícones como Daniela Mercury, Filipe Catto, Gaby Amarantos, Lenine e Péricles


24 de setembro de 2024 - 6h32

Projeto Elo Feat dos Sonhos

Projeto Elo Feat dos Sonhos selecionará dez artistas para gravarem músicas autorais ao lado de ícones da música brasileiro (crédito: divulgação)

A partir desta semana, a Elo está em busca de novos talentos da música brasileira. O objetivo é selecionar dez artistas de dez diferentes gêneros regionais e apoiá-los na produção e gravação de uma faixa autoral e de um videoclipe ao lado de um artista consagrado.

O projeto Elo Feat dos Sonhos, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Elo, com realização da Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais, tem curadoria de Maria Gadú e Pretinho da Serrinha, que também são cocriadores e diretores musicais da iniciativa. Elo Feat dos Sonhos tem recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os selecionados receberão um prêmio inicial de R$ 10 mil e terão as despesas pagas para a gravação da sua música autoral em estúdio profissional com suporte de uma equipe de produtores consagrados, além da produção de vídeo, sessão de fotos e produção de materiais para a divulgação da música. Os direitos autorais ficarão com os autores.

Etapas do projeto

Os artistas serão selecionados através de um edital e cada um terá a orientação de um ícone do seu gênero. São eles Daniela Mercury (axé), Boi Caprichoso e Boi Garantido (boi da Amazônia), Gaby Amarantos (tecnobrega do Pará), Dona Onete e Suraras do Tapajós (carimbó), Geraldo Azevedo (forró), Valesca Popozuda (funk carioca), Lenine (maracatu) Filipe Catto (milonga), Rappin’ Hood (rap de São Paulo) e Péricles (samba).

A primeira fase da iniciativa é a de inscrição no edital, que pode ser feita no site do projeto até 18 de outubro. Os nomes selecionados serão revelados até dia 15 de dezembro. Os lançamentos das faixas e vídeos estão previstos para o próximo ano. As obras serão lançadas nas plataformas digitais, com distribuição da ONErpm e plano de marketing digital, da B+Ca, agência especializada em música.

“O maior desafio do processo seletivo é equilibrar os critérios de seleção entre a avaliação da música autoral e a trajetória da pessoa como intérprete. Tem gente que escreve muito bem, mas não tem tanta força na interpretação. E tem pessoas que interpretam divinamente, mas não tem uma composição tão boa. O projeto busca artistas que equilibram estes fatores”, explica Tomas Gonzaga, diretor geral da Cingulado e cocriador do projeto.

Estratégia de marketing da Elo

De acordo com Mel Pedroso, CMO da Elo, este é um projeto complexo que vem sendo desenvolvido em conjunto pela marca, proponentes, produtores e diretores artísticos há mais de um ano e meio. “Acreditamos demais, porque tem tudo ver com propósito da Elo”, diz.

Desde julho do ano passado, quando apresentou a assinatura “O cartão do brasileiro”, a empresa de soluções de pagamento abraçou a brasilidade e a música como pilares para estreitar a conexão com os clientes e incentivar o uso de seus produtos e soluções.

Além de adotar uma música-tema, Sou Elo, composição de Maria Gadú e Pretinho da Serrinha, e patrocinar o músico prodígio Miguelzinho, a Elo direcionou sua política de patrocínio de shows aos artistas nacionais. A marca apoiou, por exemplo, Tardezinha, de Thiaguinho, o show Amigos, e AmarElo – A Gira Final, de Emicida, além de festivais como Doce Maravilha, Coala e Festival de Verão de Salvador.

“Muito inspirados nisso, fomos atrás de projetos que pudessem ajudar novos artistas ou artistas que não estão conseguindo acontecer. O projeto mostra a representatividade da música brasileira, como ampla, complexa e com diversidade de estilos. A Elo quer ser o grande apoiador da música brasileira”, afirma Mel.

A partir desta semana, por meio do site oficial e das redes sociais do projeto, Elo Feat dos Sonhos inicia a estratégia de divulgação. Primeiro, chamando para a inscrição, depois contando sobre o processo de seleção e até revelar os selecionados.

“Nossa vontade é ter um projeto que possa contar histórias e backstage. É um material que inspira infinitos olhares. Um projeto de alta complexidade, mas muito autêntico. Os artistas que entraram estão muito apaixonados. Estimamos sete meses de comunicação sem parar e depois veremos o que faremos além”, conta Mel.

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