Assinar

No Rio de Janeiro, informalidade lidera no empreendedorismo

Buscar

No Rio de Janeiro, informalidade lidera no empreendedorismo

Buscar
Publicidade
Marketing

No Rio de Janeiro, informalidade lidera no empreendedorismo

Pesquisa do Sebrae Rio sobre o setor no estado mostra que negócios informais passam de 70%; estudo ainda mapeou nível de escolaridade dos empreendedores fluminenses


2 de janeiro de 2023 - 16h24

Empreendedorismo no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Crédito: Tim Clayton/Corbis/GettyImages)

O primeiro quadrimestre de 2022 contou com a abertura de mais de 1,3 milhão de novos negócios no Brasil. As informações são do Mapa das Empresas, publicado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em setembro do ano passado. No contexto do empreendedorismo, o Sebrae Rio realizou um estudo para entender o perfil etário dos empreendedores do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa revela que a maior parte dos pequenos negócios são lideradas por indivíduos entre 25 e 34 anos (24%), com a mesma porcentagem sendo aplicada a faixa dos 35 aos 44. Na sequência aparecem os empreendedores que têm de 45 a 54 anos (22%), enquanto aqueles com idade entre 55 e 64 anos ficam em 17% das empresas.

A maioria dos empreendedores são homens e, segundo o Sebrae Rio, a maioria dos empreendimentos já estão abertos há mais de dois anos.

Com apenas 7% cada, destacam-se negócios de donos mais jovens – entre 18 e 24 anos – e mais velhos, acima dos 65. Desses, mais de 70% tem negócios informais. Já dos que têm de 18 a 54 anos, a escolaridade de ensino médio completo ou incompleto predomina. A maior parte dos 65+ têm fundamental completo ou incompleto.

Entre o segmento de empreendedorismo no Rio de Janeiro que mais aparece, o comércio fica em evidência. Serviços de transporte, armazenagem e correios são mais atrativos para aqueles abaixo dos 24 anos. Nos últimos lugares do ranking de setores, aparece a agropecuária, com uma variação de 1% a 3% entre os negócios em operação no estado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças

  • Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global