Como as marcas estão apoiando a população no RS
Ações incluem arrecadação de doações, transporte gratuito, congelamento de preços e condições especiais de pagamento
Como as marcas estão apoiando a população no RS
BuscarComo as marcas estão apoiando a população no RS
BuscarAções incluem arrecadação de doações, transporte gratuito, congelamento de preços e condições especiais de pagamento
Meio & Mensagem
7 de maio de 2024 - 15h29
Atualizado em 10/05 às 17h34
Desde o dia 27 de abril, fortes chuvas vêm atingindo o Rio Grande do Sul. Até esta terça-feira, 7, foram confirmadas 90 mortes e 132 pessoas estão desaparecidas em decorrência dos temporais e alagamentos. Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas e 155 mil pessoas estão desalojadas.
Há menos de um ano, em setembro do ano passado, 54 pessoas morreram no estado em uma tragédia ambiental semelhante. Diante desse cenário, a sociedade civil vem se mobilizando em uma série de iniciativas, captando doações para os atingidos.
As companhias, por sua vez, também anunciaram medidas para ajudar a população afetada. Dada a dificuldade de acesso à região, as companhias aéreas estão promovendo campanhas gratuitas para levar doações em seus aviões além de ações individuais. Confira:
A companhia instalou postos de arrecadação de doações nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens. A aérea também criou um Fundo Social de apoio humanitário. O fundo arrecadará recursos para prestar assistência aos impactados.
Da mesma forma, a Gol se uniu a Central Única das Favelas (Cufa) para arrecadar roupas, itens de uso pessoal e utensílios domésticos destinados às vítimas da tragédia. A operação logística de envio será feita pela Gollog. A Smiles, programa de fidelidade da companhia, também fará parte da ação.
A Latam acionou o seu programa Avião Solidário, que também transportará gratuitamente as doações para população. A ação de arrecadação acontece em parceria com o Movimento União BR. O movimento, por sua vez, já arrecadou R$ 8 milhões em doações.
O Itaú fez um aporte de R$ 5 milhões na iniciativa da Azul para os voos humanitários e outros R$ 5 milhões para a ONG União Brasil para destinar recursos à população local. O banco também isentará tarifas de anuidade da conta e cartões para clientes pessoa física e as tarifas de maquininhas Rede dos clientes corporativos.
O Meli, junto com o seu banco digital Mercado Pago, doou R$ 1 milhão para a ONG Ação da Cidadania. O Mercado Pago também incluiu uma funcionalidade de doação para o público na sua plataforma, com valores a partir de R$5.
A BRF e a Marfrig criaram um fundo de ajuda humanitária. Até o dia 20, a cada R$ 1 doado pelos consumidores, as companhias somarão mais R$ 1, triplicando o valor da doação. As companhias também doaram 50 toneladas de alimentos e 5,5 toneladas de ração.
A Cimed doará R$ 1 milhão em medicamentos para o governo estadual, dará baixa nos pagamentos de compras feitas por farmácias atingidas pela enchente e reposição de 100% das mercadorias perdidas de todas as farmácias atingidas e redução de preços dos produtos.
Em parceria com as cooperativas do sistema, o Sicredi está arrecadando doações por meio da chave pix ajuders@sicredi.com.br.
O Grupo Carrefour Brasil congelará os preços em suas lojas no Rio Grande do Sul. A medida é válida para todas as bandeiras da companhia. O grupo também disponibilizou lojas para receber doações em parceria com a Ação da Cidadania. A empresa anunciou uma doação adicional de 50 mil cestas básicas, em alimentos, água e produtos de higiene para as vítimas. A empresa também vai realizar a doação de 500 toneladas em alimentos, água e produtos de higiene, montante que equivale a 50 mil cestas básicas.
O iFood anunciou um repasse emergencial de R$ 2 milhões para os entregadores do estado. O valor será calculado com base na média de ganhos do entregador no último mês, com pagamento mínimo de R$ 100. A companhia também está trabalhando junto ao Sindicato dos Motociclistas Profissionais de Porto Alegre para oferecer doações e antecipará o repasse de todas as vendas para os restaurantes parceiros. Além disso, os usuários podem fazer doações através do aplicativo.
O banco criou um Fundo de Ajuda Humanitária voltado para os colaboradores e comunidade afetados. Cada real doado por colaboradores nas ações internas será dobrado pelo banco. A companhia também está oferecendo condições especiais, como renegociação de parcelas de financiamento, prioridade no acionamento de sinistros. Também não serão feitas ações de cobrança e negativação.
Para apoiar a população, a companhia vai disponibilizar 10GB para todos os clientes dos Vivo Pré e Controle da região, assim como disponibilizou suas redes de telecomunicações para que clientes de outras operadoras possam acessar. Além disso, a companhia está desenvolvendo uma campanha de arrecadação com seus colaboradores.
A JBS vai antecipar o pagamento do 13º salário dos seus funcionários baseados no Rio Grande do Sul. A companhia também está fazendo doações. Até agora, foram doadas 2.600 cestas básicas, 40 mil kits de higiene e limpeza e 40 toneladas de alimentos.
A fábrica e as lojas da Hope vão fornecer peças íntimas novas para as comunidades atingidas. Os franqueados da marca na região estão oferecendo suporte às equipes de resgate e o público pode contribuir depositando peças para doação nas lojas de Hope, como parte do projeto Doe Esperança.
De forma emergencial, o Banco Safra vai doar R$1 milhão para as famílias atingidas pelas enchentes. A doação será feita por meio do Movimento União BR e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.
A Ambev vai interromper sua produção de cerveja no município de Viamão, em Porto Alegre, para envasar água potável e doar para a população do RS. Cerca 850 mil latas serão produzidas diariamente. Nos últimos dias, a empresa já doou mais de 560 mil litros de água para o Estado, sendo eles divididos entre a população e em caminhões pipa.
A Petrobras fará uma doação de R$ 5,6 milhões em apoio à população dos municípios de Canoas e Esteio, no Rio Grande do Sul. O montante será destinado ao Movimento União Brasil para aquisição de itens de primeira necessidade. O ginásio da sede social do Clube de Empregados Petrobras (CEPE) também está sendo disponibilizado para receber as famílias desabrigadas.
A Claro está concedendo bônus de 5GB de dados de internet para os clientes de serviço móvel pré-pago, nas cidades impactadas e habilitou suas redes para o acesso de outras operadoras. O Instituto Claro, por meio de seu programa de voluntariado, também mobilizou suas equipes para prestar auxílio aos desabrigados.
A C&A vai doar 50 mil peças para as famílias impactadas e está convidando o público a também contribuir por meio das urnas do Movimento ReCiclo, em suas lojas. O instituto também vai doar 20 mil kits de peças íntimas, uma tonelada de alimentos e 200 mil litros de água potável. Os residentes do estado clientes do C&A Pay terão isenção de cobrança de juros por atraso.
A PepsiCo, por meio da Funcação PepsiCo, vai doar R$ 1,5 milhão em recursos financeiros e itens de necessidade básica para as organizações sociais que atuam na região. A companhia também mantém uma campanha interna de doações com oito mil funcionários.
A Americanas S.A. mobilizou sua operação logística e lojas para apoiar as vítimas e está doando mais de 25 toneladas de água potável e 60 mil peças de vestuário e cama. Os produtos serão distribuídos pelo Movimento União BR e o Instituto Segunda Chance.
O Sistema Coca-Cola Brasil está doando 500 mil litros de água potável e R$ 1 milhão em itens essenciais por meio do Ação da Cidadania. A companhia afirma estar estruturando, junto aos parceiros locais, um plano de longo prazo de apoio e reconstrução para a região.
Em parceria com a Central Única da Favelas (Cufa), a Arcelor Mittal vai doar R$ 1 milhão em itens de primeira necessidade para os atingidos.
O Pão de Açúcar e Extra, por meio do Instituto GPA e a ONG Amigos do Bem doarão 10 toneladas de alimentos para as comunidades atingidas. Além disso, neste sábado, 11, as lojas do Grupo em São Paulo e no Rio de Janeiro vão arrecadar itens não perecíveis que serão destinadas ao Rio Grande do Sul.
Em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), a Reckitt doou mais de quatro mil caixas de produtos de limpeza das marcas Veja, Lysol, Vanish, SBP, Mortein, Destac e Harpic.
Compartilhe
Veja também
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações
Tiffany & Co cocria troféu do Super Mundial de Clubes Fifa
Joalheria auxiliou no desenvolvimento da peça que será entregue aos campeões