Imigração alemã: as empresas que operam há décadas no Brasil

Buscar

Imigração alemã: as empresas que operam há décadas no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Imigração alemã: as empresas que operam há décadas no Brasil

De diversos segmentos, companhias como Allianz, thyssenkrupp e Bayer estão presentes no país há mais de 100 anos


23 de setembro de 2024 - 6h00

Em 2024, são comemorados os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Em 1824, a até então colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, recebeu os primeiros imigrantes vindos do país europeu em busca de melhores condições de vida.

empresas alemãs

Allianz Parque, em São Paulo: estádio pertence à empresa alemã, presente no Brasil há mais de 100 anos (Crédito: Divulgação)

Com o avanço da globalização nos anos seguintes, o Brasil foi terreno fértil também para nutrir relações comerciais com a Alemanha, que hoje tem o país como um dos principais parceiros comerciais.

Dados de 2023 da secretaria de Comércio Exterior indicam que a Alemanha é o terceiro maior exportador para o mercado brasileiro, perdendo apenas para os Estados Unidos e Reino Unido nos dois primeiros lugares, respectivamente.

Além disso, uma série de companhias alemãs operam em solo brasileiros em relações de longa data. Nomes como Allianz, Thyssenkrupp e Bayer estão entre as empresas que desembarcaram no Brasil há mais de um século.

Confira algumas das empresas que já operam há décadas no País:

Allianz

A história da Allianz teve início em 1890, em Berlim. Sua atuação internacional foi marcada pela abertura de uma filial em Londres, na Inglaterra. Em 1904, a companhia chegou no Brasil por meio da Brasil Seguros, cujo controle acionário foi adquirido pela seguradora francesa AGF em 1929.

Quase 70 anos depois, a AGF se fundiu globalmente com o Grupo Allianz. Assim, a empresa adotou a assinatura de AGF Seguros – Allianz Group no País. O nome Allianz Seguros veio apenas em 2002.

Atualmente, a operação da Allianz no Brasil concentra-se principalmente no fornecimento de seguros de empresas, pessoas e produção rural, e conta com mais de 70 filiais.

Thyssenkrupp

Do segmento da indústria e tecnologia, a thyssenkrupp adotou este nome no Brasil a partir da fusão entre as empresas Thyssen e Krupp, gigantes industriais alemãs, em 1999.

Contudo, a presença da companhia na América Latina remonta a 1837, quando Alfred Krupp recebeu um pedido de cilindros para cunhagem de moedas vindo de um cliente da região. A Krupp foi registrada no Brasil em 1877, dois anos depois do registro na Alemanha.

Já a Thyssen do Brasil foi fundada em 1920, no Rio de Janeiro.

A cidade recebeu a thyssenkrupp CSA em 2010. E 3 anos depois, São Paulo passou a abrigar a sede da thyssenkrupp na América Latina.

Bayer

Fundada em 1863, as operações internacionais da Bayer da companhia tiveram início entre 1881 e 1914, e foi justamente em 1986 que a organização desembarcou no Brasil. As três principais áreas de atuação da companhia são o agrícola; consumer health e farmacêutica.

A Bayer detém marcas como Bepantol Derma, Aspirina, Gino-Canesten, Kyleena, Mirena, entre outras. No Brasil, é conhecida pelo slogan “Se é Bayer, é bom” e conta com um corpo funcional de mais de 6 mil pessoas.

Volkswagen

Em março de 1953, a Volkswagen abriu seu primeiro armazém no Brasil, mais especificamente no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Até 1957, a operação montou 2.820 veículos, entre Sedans e Kombis, além de ter lançado as primeiras unidades do Fusca no País.

Em 1957, a fábrica de São Bernardo do Campo não apenas contava com linhas de montagem de veículos, mas também se comportou-se como uma base de exportação de peças para a América Latina.

Até hoje, a montadora alemã já fabricou mais de 24 milhões de veículos. Ademais, a Volkswagen detém quatro fábricas e um centro de distribuição no Brasil, bem como cerca de 500 concessionárias.

empresas alemãs

O Rock in Rio está entre os patrocínios da Volkswagen no Brasil (Crédito: Volkswagen Brasil)

Siemens

Com sede em Munique, a empresa está presente em 190 países. No Brasil, a história da Siemens remonta ao período imperial, quando ainda em 1867, Dom Pedro II encomendou um projeto de instalação da primeira linha telegráfica do País.

Apesar disso, foi em 1905 que a companhia fincou raízes no território brasileiro com a Cia. Brazileira de Electricidade Siemens-Schuckertwerke, sediada no Rio de Janeiro. Atualmente, conta com filiais em Jundiaí, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Itajaí e Rio de Janeiro.

A Siemens Brasil é composta por diversos negócios. Entre eles estão a Digital Industries (DI), Smart Infrastructure (SI), Mobility (MO), Siemens Healthineers (SHS) e Digital Industries Software (DI SW).

Publicidade

Compartilhe

Veja também