Engajamento e internacionalização: os planos da Flamengo TV
Clube monta time de cobertura com João Guilherme e Daniela Boaventura e investe na transmissão de jogos para o mercado internacional para cativar audiência e gerar negócios
Engajamento e internacionalização: os planos da Flamengo TV
BuscarEngajamento e internacionalização: os planos da Flamengo TV
BuscarClube monta time de cobertura com João Guilherme e Daniela Boaventura e investe na transmissão de jogos para o mercado internacional para cativar audiência e gerar negócios
Valeria Contado
15 de abril de 2025 - 6h09
Flamengo investe em canal no YouTube e internacionalização para ampliar conexão com os torcedores (Crédito: Adriano Fontes/Flamengo)
Dono da maior torcida do Brasil, atingindo 24,8% da preferência dos brasileiros, segundo dados de um estudo feito pela TM20 Branding e pela Brazil Panels, divulgados pelo portal InfoMoney, o Clube de Regatas do Flamengo decidiu reposicionar a sua presença no digital, através da Flamengo TV, antigamente conhecida como FlaTV.
O processo de rebranding deu origem a um projeto que busca aproximar o torcedor de um portal oficial para acompanhar as notícias da equipe rubro-negra. Apesar de o canal não ser uma novidade, já que neste ano completou 10 anos, o rebranding pretende gerar mais conexão, visando o engajamento dos torcedores.
O Flamengo tem uma torcida nacional. Apenas 12% de sua audiência é carioca. E agora o clube quer extrapolar as fronteiras do País. O alvo são os flamenguistas que representam 25% dos cinco milhões de brasileiros que moram no exterior, segundo dados informados pela diretora de comunicação e conteúdo do clube, Flávia Da Justa.
Por isso, a decisão pelo desenvolvimento de um canal direto para a torcida. “Com as ferramentas digitais, queremos nos aproximar dos nossos torcedores, criar relacionamento e uma via de mão dupla com a nossa cadeia de fãs. O nosso objetivo é ser o canal que vai trazer as informações mais relevantes primeiro para esse público”, diz.
Para se firmar nesse mercado de informação, o Flamengo optou por ampliar a sua equipe de comunicação. As contratações do narrador João Guilherme, ex-Paramount, e da jornalista Daniela Boaventura, que veio da ESPN, foram alguns dos investimentos em equipe.
“É uma mudança que estamos fazendo. Queremos falar de entretenimento e informação. Trouxemos jornalistas para levar informação de qualidade e em primeira mão”, explica Flávia.
Os profissionais também são os responsáveis pelas transmissões internacionais dos jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem na Flamengo TV. A estreia foi no dia 29 com a partida diante do Internacional, do Rio Grande do Sul. O próximo é nesta quarta-feira, 16, diante do Juventude.
Os torcedores que estão fora do Brasil podem assinar o plano com os 19 jogos do time como mandante no valor de U$ 99,90, ou avulsos por U$ 14,90.
A Flamengo TV tem em sua grade, de forma gratuita, mais de seis horas de conteúdo como futebol sub-20, Basquete, futebol feminino, coletivas, entrevistas e entretenimento. A executiva afirma que existe a intenção de entrar em outras competições, mas ainda sem previsão.
Além dos pacotes para o futebol internacional, a Flamengo TV conta com alguns meios de rentabilizar o canal. O primeiro deles é por meio do AdSense, do Google. Além disso, os patrocinadores poderão aparecer na programação e realizar ações de merchandising dentro do canal.
A transmissão do Campeonato Brasileiro, com pré-jogo, pós-jogo e a partida sem imagens, tem a presença de InDrive, Flabet, Pixbet, Sócios.com e Zé Delivery. Já na imagem de topo do canal aparece o nome da Pixbet.
Além do investimento no canal, o Flamengo promoveu uma mudança na plataforma de venda de ingressos. Por meio de uma parceria com o FutebolCard, o site ingressos.flamengo.com.br oferecerá uma nova experiência para os torcedores.
A plataforma está integrada com a venda de outros produtos, que incluem o Museu Flamengo, além de iniciativas exclusivas voltadas para os sócios torcedores, como é o caso do Fla-Prêmios, além de um acesso personalizado à Flamengo TV.
Desse modo, alguns dos benefícios que os torcedores rubro-negros conseguem são descontos no valor do ingresso que chegam até 75% no valor da inteira e a possibilidade de ter isso para até três convidados.
Compartilhe
Veja também
Alma Preta e Lew’Lara\TBWA se unem em ação contra o racismo
Filme "Corredor em Perigo" convida o atleta Wesley Caitano para correr usando um colete à prova de balas
Caem investimentos publicitários na TV durante a Páscoa
Análise da Tunad indica uma tendência de queda de investimentos para este ano, com 2024 registrando menos 7% em relação ao mesmo período de 2023