Assinar

eSports, a próxima aposta do marketing da Sky

Buscar

eSports, a próxima aposta do marketing da Sky

Buscar
Publicidade
Marketing

eSports, a próxima aposta do marketing da Sky

Operadora anuncia investimentos em plataforma de jogos eletrônicos que inclui patrocínio ao eBrasileirão e o fomento da cena gamer


27 de agosto de 2018 - 8h29

Os assinantes da Sky, que com alguma frequência assistem a canais esportivos como SporTV, ESPN e Fox, certamente já acompanharam, ou até mesmo compõem a audiência da transmissão de competições de jogos eletrônicos, os eSports. Campeonatos de League of Legends, Dota 2, Hearthstone, Fifa e outros, têm se tornado cada vez mais popular e, de olho neste movimento, a Sky decidiu transformar o eSports em uma plataforma relevante de sua área de marketing. A empresa anuncia, nesta semana, a criação de uma plataforma de patrocínios aos jogos eletrônicos.

Como primeira ação desse novo investimento está o patrocínio ao e-Brasileirão, campeonato nacional de futebol virtual – o Pro Evolution Soccer (PES) –, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ainda em 2018, a Sky apoia e idealiza o projeto social Go For Gaming e também conta com Willian Gordox, narrador de eSports, YouTuber e Streamer, como embaixador para o projeto. “A entrada da SKY como patrocinadora em modalidades do eSports é dar voz à comunidade gamer, ser um microfone para eles”, explica Alex Rocco, diretor de marketing da Sky.

Ainda de acordo com a empresa, a plataforma de eSports tem como objetivo promover a comunidade gamer. Para isso, a marca pretende trabalhar atributos como a defesa do profissionalismo do mercado e a importância do eAtleta como um todo. “A Sky é reconhecida por ser patrocinadora de esportes tradicionais. Nossa estratégia é ampliar esse patrocínio, se aproximar do gamer e contribuir para que este mercado se fortaleça”, diz Rocco. Um dos desafios atuais da conexão entre marcas e a comunidade gamer é o investimento de longo prazo e a necessidade de fomento deste mercado.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2018, a TV paga ocupa espaço importante de consumo de conteúdo de eSports, aproximadamente 46,2% da audiência 65,8% do YouTube. O passo dá Sky no segmento foi o mesmo dado por outras marcas que anunciaram o envolvimento com a modalidade nos últimos anos. A Old Spice, após ter trazido, em 2017, o torneio de Overwatch ao Brasil, lançou, em maio, a edição do HearthStone Old Spice Tournament, em parceria com o IGN, da Webedia. Recentemente, a Kalunga também anunciou o patrocínio ao time Red Canids.

No ano passado, a Netshoes já havia anunciado o investimento na modalidade. Fanta e Vivo também investem em eSports e, em abril o Ponto Frio passou a patrocinar o time Marrento. A estimativa da consultoria Newzoo é de que, no ano passado, o mercado de eSports, com uma base de 385 milhões de espectadores únicos ao redor do mundo, tenha faturado US$ 696 milhões. A expectativa é de que esse número suba para US$ 1,5 bilhão até 2020. Só o Brasil, tem 11,4 milhões de espectadores de eSports e representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas.

“O gamer deve ser o protagonista”
Alex Rocco, diretor de marketing da SKY, explica a dinâmica da plataforma de investimento em eSports.

Alex Rocco (Crédito: Divulgação)

Meio & Mensagem – O público gamer representa uma comunidade com signos próprios cuja abordagem de marcas é um desafio, de que maneira a Sky estudou essa entrada e aproximação e quais os cuidados que estão sendo tomados?
Alex Rocco – Queremos, por meio dos patrocínios que fechamos e dos nossos canais de comunicação, valorizar e amplificar a importância desse mercado e o quanto ele ainda pode crescer. Desde o começo, contamos com diversos parceiros, que são influenciadores, agências e profissionais especialistas no assunto, que nos orientaram qual seria a melhor forma e abordagem a seguir. Também participamos de pesquisas, estudos, grupos de discussão, entre outras coisas. Essa nova plataforma de patrocínio da Sky foi bem pensada e estruturada para que o gamer seja o protagonista, com o objetivo de dar notoriedade e promover a comunidade.

M&M – De que maneira a aproximação com esse público tem impacto na estratégia da marca, qual o retorno que ela representa?
Rocco – Acreditamos que há muita sinergia entre a proposta da Sky como marca e o universo gamer, e por isso o desejo de ficar ainda mais próxima deste público. A TV por assinatura fica em segundo lugar no ranking de onde o público acompanha conteúdos de eSports. O apoio da Sky irá reforçar o nosso relacionamento com o público jovem e que consome cada vez mais conteúdo e entretenimento. Nós sempre estivemos presentes no mundo dos esportes, com outros tipos de patrocínios, e pudemos notar o quanto a imagem da empresa é importante nesse cenário. Por isso, quisemos expandir esse sucesso também para o mundo dos esportes online.

M&M – Pode detalhar um pouco mais do que vocês chamam de ação 360 para trabalhar esse novo investimento?
Rocco – A Sky trabalhou de forma conjunta para trazer um planejamento estratégico 360 a fim de maximizar sua atuação com esses patrocínios. Por isso, até o fim do ano, vamos realizar diversas ações de comunicação integradas com várias áreas da empresa, entre elas: Relações Públicas no relacionamento com a imprensa e influenciadores, On Air com conteúdo para o Canal do Cliente e App Minha Sky, Digital com conteúdo para as plataformas de social media e Relacionamento com o Cliente com ações exclusivas com os nossos assinantes.

M&M – Qual será o papel do Gordox e de que maneira ele vai contribuir para que a marca faça essa conexão?
Rocco – O Gordox está sendo um parceiro da Sky e um facilitador na conversa com a comunidade gamer e na troca que queremos ter com esse universo. Ele está conosco desde o começo, nos auxiliando com insights e continuará até o final, participando de nossas ações. Escolhemos ele porque acreditamos ser a personificação de um gamer completo. Ele dialoga com as key messages que queremos passar com esse patrocínio, além de ser um influenciador com um ótimo engajamento e relacionamento com a comunidade gamer.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas