Black Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil
Estudo do Mercado Ads com 10,5 mil usuários aponta, ainda, que 68% dos entrevistados aproveitarão a data para antecipar as compras de Natal
Black Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil
BuscarBlack Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil
BuscarEstudo do Mercado Ads com 10,5 mil usuários aponta, ainda, que 68% dos entrevistados aproveitarão a data para antecipar as compras de Natal
Caio Fulgêncio
20 de outubro de 2022 - 6h20
Com a proximidade entre as datas da Copa do Mundo do Catar, Black Friday e Natal, o último trimestre de 2022 será atípico para o varejo. Nesta quarta-feira, 19, o Mercado Livre divulgou estudos sobre o comportamento de compra dos consumidores, bem como as estratégias para atender a alta demanda de vendas entre outubro e dezembro.
A varejista pretende fechar este ano com investimentos que chegam a R$ 17 bilhões no Brasil. Dentre as áreas, estão treinamentos de mais de 10 mil vendedores com foco na Black Friday e logística. Houve a expansão da frota aérea e o lançamento do Sortation Center, em Cajamar (SP), com capacidade de consolidar 450 mil pacotes por dia e reduzir os prazos de entrega.
A expectativa do Mercado Livre é de crescimento de 20% nas vendas em novembro, comparado ao mesmo período de 2021. Para Julia Rueff, diretora de marketplace, a Copa representa um desafio adicional e a estratégia foi, já a partir deste mês, aproveitar o impulso de compra dos consumidores, sobretudo de itens relacionados ao torneio.
“As intenções de compra estão maiores que o comum em relação aos produtos relacionados à Copa. Pensando nisso, decidimos ampliar a quantidade de dias promocionais. Vamos começar antes para aproveitar todo o impulso de compra ao longo de outubro e novembro”, explica.
Voltada para descontos, outra estratégia da marca foi a criação de um local específico na plataforma para que os clientes possam gerenciar os cupons promocionais fornecidos no período. “Os descontos serão cumulativos. Teremos as promoções especiais e, sobre elas, a possibilidade de redução de preço por meio dos cupons”, complementa a executiva.
Conforme o Estudo de Comportamento, assinado pelo Mercado Ads, 80% dos consumidores que usam a plataforma pretendem fazer compras online na Black Friday. Moda (48%) e tecnologia (44%) são as categorias em destaque na intenção de compra deste ano – diferente de 2021, em que alimentos e bebidas e eletrodomésticos ocupavam o topo da lista.
Já a Pesquisa Intenção de Compra e Pagamentos, feita pelo Mercado Pago com 10,5 mil usuários, aponta que 80% pretendem gastar até R$ 2 mil na Black Friday 2022. Além disso, 68% dos entrevistados disseram que aproveitarão a data para antecipar as compras de Natal.
Devido ao aumento da busca por produtos de maior valor agregado, em torno de 85% devem parcelar as compras, principalmente, no cartão de crédito (68%) – sendo que 42% pagarão em até seis vezes. Conforme o estudo, o Pix também tem crescido na escolha dos brasileiros, correspondendo a 19% em 2022, contra 12% no ano passado. “Temos visto um planejamento maior para as compras de final de ano, já que não são parcelamentos a perder de vista”, analisa Daniel Davanço, diretor sênior de pagamento do Mercado Pago.
*Imagem em destaque: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Como a Shopee está expandindo negócios em retail media
Marketplace lança opções de mídia para não vendedores a fim de oferecer mais valor para as marcas e enriquecer a experiência do consumidor na plataforma
Granado inicia separação das lojas Phebo e terá dark store em SP
Com crescimento impulsionado pelo varejo, companhia, que terá em 2024, faturamento líquido de R$ 1,6 bi, inaugurará uma dark store em São Paulo, seu maior mercado para as compras online, e planeja expansão de Phebo com quiosques exclusivos