Estruturação e personalização: os efeitos do Red Bull para o Bragantino
Marca, que já é dona de clubes ao redor do mundo, adquiriu equipe de Bragança e vive momento de desenvolvimento e infraestrutura
Estruturação e personalização: os efeitos do Red Bull para o Bragantino
BuscarEstruturação e personalização: os efeitos do Red Bull para o Bragantino
BuscarMarca, que já é dona de clubes ao redor do mundo, adquiriu equipe de Bragança e vive momento de desenvolvimento e infraestrutura
Valeria Contado
25 de abril de 2025 - 12h30
Red Bull Bragantino quer se conectar com torcedores e marcas para continuar com estruturação do clube (Crédito: Divulgação)
Bragança Paulista é o endereço oficial do Red Bull Bragantino, equipe do interior de São Paulo que tem em sua galeria títulos como Campeonato Brasileiro da Série B (1989), o Campeonato Paulista (1990) e o vice-campeonato Brasileiro (1991), além de ter sido a casa de nomes como Gil Baiano, Mauro Silva, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira em sua história.
Anos depois de despontar no futebol nacional, a equipe interiorana foi adquirida pela marca de energéticos Red Bull e passou a integrar um grupo composto por RB Leipzig da Alemanha, o New York Red Bulls nos EUA e o RB Salzburg na Áustria.
Essa integração fez com que o Massa Bruta passasse por um processo de estruturação e profissionalização visando para alcançar o desenvolvimento da infraestrutura e relacionamento com torcedores e marcas.
O CEO do Red Bull Bragantino, André Rocha, reforça que, apesar desse projeto de expansão, o clube ainda é um dos mais enxutos da Série A do Brasileirão, competição em que participam equipes como Flamengo e Palmeiras, consideradas as mais valiosas do Brasil na atualidade.
“Nossas receitas recorrentes têm evoluído de acordo com essa expansão e muitas vezes superam nossas próprias expectativas, mas ainda estão longe do balanço que entendemos como ideal em relação à venda de atletas”, diz.
Por fazer parte do grupo de clubes de Red Bull, o Massa Bruta trabalha de acordo com “posições globais” que mantêm uma conexão total com as áreas dos clubes, seja de forma remota, seja presencial.
Nesse sentido, diversas decisões são tomadas juntamente com a matriz a fim de explorar da melhor forma o desenvolvimento de cada uma das equipes que compõem o grupo.
Neste ano, por exemplo, o ex-treinador do Liverpool, da Inglaterra, Jürgen Klopp, veio ao Brasil para acompanhar jogos da base do Bragantino e uma partida do profissional diante do Palmeiras, pelo Campeonato Paulista.
O alemão foi escolhido para ser diretor global de futebol, com a função de supervisionar os clubes em todo o mundo fornecendo apoio aos diretores esportivos e em iniciativas que promovam o desenvolvimento dos técnicos e equipes.
“Ele [o Klopp] ajudará a acelerar essa integração entre os clubes, trazendo inclusive novas metodologias de experiências passadas dele. Ele está 100% focado nas áreas técnicas dos clubes, mas eu não tenho dúvidas que sua contribuição irá muito além das quatro linhas”, avalia Rocha.
Além da estruturação voltada para o ambiente esportivo – que é o principal objetivo de um clube – o Braga enxerga inúmeras possibilidades para reforçar a conexão com dois pontos importantes: torcedores e patrocinadores.
Na base comercial, o time conta com quatro Premium Sponsors. São eles: Asaas, Betfast, Puma e Red Bull. Já os regional sponsors são oito. Ambev, Arena EV, Convém Supermercados, Colégio Populus, Construtora Peluso Sperandio, Exxentric, Farmax e Unimed.
Além disso, trabalha com empresas da região de Bragança que ajudam o clube a impulsionar a conexão com os assets locais. “Nosso plano de Sócio Torcedor já tem mais de 70 empresas da região que participam ativamente com os sócios e são parte das nossas ativações regulares durante o ano. Nossos parceiros nos ajudam a entender melhor nosso torcedor, além de identificar cada vez mais o clube com a cidade”, afirma o CEO.
No âmbito nacional, a empresa foca em ativações que podem ser associadas a essas marcas, como o match-day com o nome de um parceiro ou o uso de uniformes específicos para ações de marketing, que impulsionam as parcerias.
Somente no ano passado, o Massa Bruta realizou 416 ativações para 17 marcas e envolvendo diversos fãs do time, como por exemplo ações internacionais levando sócios torcedores para Nova York para assistir uma partida do New York Red Bull, ou mesmo ações ao lado da equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing.
Outro evento é sponsor day, exclusivo em que os patrocinadores promoverem um dia inteiro de ações no estádio e na Casa Red Bull Bragantino. “Temos um compromisso inegociável com a execução perfeita. O que prometemos para o parceiro, precisamos entregar – quando possível, exceder a expectativa deles”, avalia o diretor.
Compartilhe
Veja também
Nômade Festival terá 8 patrocinadores em sua sexta edição
Petra, Alelo, Odontoprev, Vanish, Schweppes Mixed, Rico, TNT, Johnnie Walker Blonde patrocinam o festival, que conta com apoio da TotalEnergies, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, Parque Villa-Lobos e Metrô de São Paulo
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio