Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
Painel desenvolvido pelo Grupo Croma também mostra os momentos de uso mais frequente do aparelho
Estudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
BuscarEstudo mapeia como o consumidor escolhe seu smartphone
BuscarPainel desenvolvido pelo Grupo Croma também mostra os momentos de uso mais frequente do aparelho
Meio & Mensagem
8 de janeiro de 2019 - 16h24
(Crédito: Enes Evren – iStock Photos)
Por Renato Rogenski
Dentro de um contexto onde o smartphone representa praticamente uma extensão do corpo das pessoas, a empresa de consultoria e pesquisa Grupo Croma desenvolveu um estudo continuo sobre o comportamento do brasileiro em relação ao uso do telefone celular. A primeira pesquisa é fruto de respostas de 1.400 usuários, de todo o País. Um dos dados de maior destaque no painel é o momento mais frequente de utilização. Enquanto 65% checam seu smartphone antes de dormir, 50% usam o aparelho frequentemente nessa ocasião ou logo ao acordar.
Entre os aplicativos, o mais acessado é o WhatsApp, a frente de Facebook e Instagram, sendo utilizado também para fins profissionais. No trabalho, a ferramenta é usada por (60%) dos pesquisados e o e-mail por (20%). “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Preço e reputação de marca
Um outro recorte do painel mostra o comportamento dos brasileiros na escolha de compra das marcas de smartphone. Na sequência de avaliação de atributos estão: bom preço (35%), reputação da marca (25%), facilidade de uso (21%) e tamanho da tela (19%). Contrapondo esses números, em último lugar aparecem no estudo processador (11%), atualização de modelo (10%) e qualidade da câmera traseira — fotos e vídeos — (10%). “Os dados confirmam que os consumidores estão à procura de um produto com um bom custo/benefício, com qualidades técnicas que supram suas necessidades diárias de comunicação e de fácil usabilidade, facilitando o dia a dia”, explica Edmar.
O estudo também avaliou como os usuários escolheram a operadora nos últimos três meses. Entre os fatores decisivos estão: boa oferta de produtos e serviços (35%), funciona em qualquer lugar (33%), todo mundo tem (24%), eu confio na marca (19%), recebi boas recomendações (13%) e tem boa reputação (11%).
De acordo com a Croma, a coleta dos dados será feita mensalmente e a cada trimestre haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca