Assinar

Empresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos

Buscar

Empresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos

Buscar
Publicidade
Marketing

Empresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos

Pesquisa da Robert Half, com a startup de inclusão produtiva Labora, identificou os gargalos na contratação e retenção de talentos com mais de 50 anos


6 de outubro de 2023 - 17h18

Pensando em identificar gargalos no processo de contratação e retenção de talentos com mais de 50 anos, a consultoria Robert Half, em parceria com a startup de inclusão produtiva Labora, desenvolveu a pesquisa “Etarismo e inclusão da diversidade geracional nas organizações”, realizada em junho com 258 empresas de diferentes portes.

Etarismo

(Crédito: Seventyfour/Adobe Stock)

Os resultados apresentaram uma série de contradições. Segundo o levantamento, 48% das organizações contam com programas relacionados a diversidade geracional. No entanto, 70% contrataram pouco ou nenhum profissional com mais de 50 anos. Nos últimos dois anos, essas contratações seriam apenas 5%.

Nesse sentido, aproximadamente 10% estariam investindo em treinamentos dedicados a diversidade geracional para as equipes de recrutamento.

Jornada de conscientização

O estudo apontou um alto nível de desconhecimento sobre o etarismo nos processos corporativos. Mais da metade dos respondentes (52%) dizem que “profissionais de todas as idades podem participar dos processos seletivos”. Para a consultoria, esse tom de otimismo representaria uma ausência de cuidado especial para inclusão dos talentos 50+.

Além disso, 80% das organizações ainda não estabeleceram métricas para avaliar o desempenho das iniciativas de inclusão. Ainda assim, um terço delas afirma estar em fase de desenvolvimento, começando a implementar indicadores.

Retenção e desenvolvimento

Naturalmente, o problema se estende para a retenção de talentos. Apenas 3 em cada 10 companhias têm ações desse tipo para profissionais 50+. 65% também não contam com iniciativas de desenvolvimento voltadas para a fase madura dos profissionais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação