Empresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos
Pesquisa da Robert Half, com a startup de inclusão produtiva Labora, identificou os gargalos na contratação e retenção de talentos com mais de 50 anos
Empresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos
BuscarEmpresas têm dificuldade para reconhecer etarismo nos processos
BuscarPesquisa da Robert Half, com a startup de inclusão produtiva Labora, identificou os gargalos na contratação e retenção de talentos com mais de 50 anos
Meio & Mensagem
6 de outubro de 2023 - 17h18
Pensando em identificar gargalos no processo de contratação e retenção de talentos com mais de 50 anos, a consultoria Robert Half, em parceria com a startup de inclusão produtiva Labora, desenvolveu a pesquisa “Etarismo e inclusão da diversidade geracional nas organizações”, realizada em junho com 258 empresas de diferentes portes.
(Crédito: Seventyfour/Adobe Stock)
Os resultados apresentaram uma série de contradições. Segundo o levantamento, 48% das organizações contam com programas relacionados a diversidade geracional. No entanto, 70% contrataram pouco ou nenhum profissional com mais de 50 anos. Nos últimos dois anos, essas contratações seriam apenas 5%.
Nesse sentido, aproximadamente 10% estariam investindo em treinamentos dedicados a diversidade geracional para as equipes de recrutamento.
O estudo apontou um alto nível de desconhecimento sobre o etarismo nos processos corporativos. Mais da metade dos respondentes (52%) dizem que “profissionais de todas as idades podem participar dos processos seletivos”. Para a consultoria, esse tom de otimismo representaria uma ausência de cuidado especial para inclusão dos talentos 50+.
Além disso, 80% das organizações ainda não estabeleceram métricas para avaliar o desempenho das iniciativas de inclusão. Ainda assim, um terço delas afirma estar em fase de desenvolvimento, começando a implementar indicadores.
Naturalmente, o problema se estende para a retenção de talentos. Apenas 3 em cada 10 companhias têm ações desse tipo para profissionais 50+. 65% também não contam com iniciativas de desenvolvimento voltadas para a fase madura dos profissionais.
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação