Assinar

Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes

Buscar

Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes

Buscar
Publicidade
Marketing

Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes

Iniciativa na América Latina tem como objetivo destacar o olhar e as vozes dos artistas reforçando os pilares de diversidade e inclusão da companhia


25 de abril de 2025 - 15h54

Mara Ronchi, diretora de produtos de consumo na The Walt Disney Company Brasil


Mara Ronchi, diretora de produtos de consumo na The Walt Disney Company Brasil (Créditos: Divulgação)

Em parceria com o Estúdio QUE, a Disney Brasil lançou uma linha de produtos licenciados desenvolvidos a partir das perspectivas de pessoas com deficiência, que reinterpretaram histórias e personagens da Disney sob o pilar de diversidade, equidade e inclusão.

Ao todo, dez pessoas participaram do projeto, das quais seis são neurodivergentes ou têm deficiência intelectual.

Novas formas

Durante três meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers criaram artes inéditas utilizando técnicas como colagem, pintura, spray, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa para compor estampas e ilustrações.

As obras resultantes receberam os títulos: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, “Magia”, “Originalidade” e “Transformação”.

“Nós somos contadores de histórias. Então, quando trazemos um processo como esse, sabemos da responsabilidade que temos”, comenta Rodrigo Delorenzo, gerente sênior de design de produto sobre o impacto no mercado criativo em termos de inclusão e representatividade de diferentes talentos.

“Faz parte do DNA da Disney, herdado do legado do próprio criador, Walt Disney, essa responsabilidade de tornar o mundo melhor por meio da arte. A equipe criativa da Disney, e a Disney como um todo, fomenta muito o trabalho com talentos criativos de todas as formas, sem distinções e sem preconceitos. Isso amplia a nossa visão e traz toda essa nova expressão que apresentamos neste projeto”, completa.

 

Alguns dos produtos criados para o projeto Disney Extraimaginário e Estúdio QUE

Alguns dos produtos criados para o projeto Disney Extraimaginário e Estúdio QUE (Créditos: Divulgação)

As marcas Jandaia, Riachuelo, LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case integram o projeto com coleções desenvolvidas a partir dos itens criados. Os mais de 100 produtos já estão disponíveis nas lojas físicas e nos e-commerces das respectivas marcas.

Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo.

Ela será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca

    Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil

  • Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil

    Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano