Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
Iniciativa na América Latina tem como objetivo destacar o olhar e as vozes dos artistas reforçando os pilares de diversidade e inclusão da companhia
Extraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
BuscarExtraimaginário: Disney desenvolve produtos com artistas neurodivergentes
BuscarIniciativa na América Latina tem como objetivo destacar o olhar e as vozes dos artistas reforçando os pilares de diversidade e inclusão da companhia
Larissa Santiago
25 de abril de 2025 - 15h54
Mara Ronchi, diretora de produtos de consumo na The Walt Disney Company Brasil (Créditos: Divulgação)
Em parceria com o Estúdio QUE, a Disney Brasil lançou uma linha de produtos licenciados desenvolvidos a partir das perspectivas de pessoas com deficiência, que reinterpretaram histórias e personagens da Disney sob o pilar de diversidade, equidade e inclusão.
Ao todo, dez pessoas participaram do projeto, das quais seis são neurodivergentes ou têm deficiência intelectual.
Durante três meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers criaram artes inéditas utilizando técnicas como colagem, pintura, spray, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa para compor estampas e ilustrações.
As obras resultantes receberam os títulos: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, “Magia”, “Originalidade” e “Transformação”.
“Nós somos contadores de histórias. Então, quando trazemos um processo como esse, sabemos da responsabilidade que temos”, comenta Rodrigo Delorenzo, gerente sênior de design de produto sobre o impacto no mercado criativo em termos de inclusão e representatividade de diferentes talentos.
“Faz parte do DNA da Disney, herdado do legado do próprio criador, Walt Disney, essa responsabilidade de tornar o mundo melhor por meio da arte. A equipe criativa da Disney, e a Disney como um todo, fomenta muito o trabalho com talentos criativos de todas as formas, sem distinções e sem preconceitos. Isso amplia a nossa visão e traz toda essa nova expressão que apresentamos neste projeto”, completa.
Alguns dos produtos criados para o projeto Disney Extraimaginário e Estúdio QUE (Créditos: Divulgação)
As marcas Jandaia, Riachuelo, LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case integram o projeto com coleções desenvolvidas a partir dos itens criados. Os mais de 100 produtos já estão disponíveis nas lojas físicas e nos e-commerces das respectivas marcas.
Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo.
Ela será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano