Fanta aposta em “fandoms” para gerar engajamento
A marca realizou esta semana um festival com artistas internacionais
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Karina Balan Julio
16 de dezembro de 2016 - 15h30
Não é de hoje que marcas querem engajar o público através de eventos musicais e plataformas de entretenimento. Empresa de bebidas como Red Bull e Heineken são conhecidas por chancelar eventos junto ao público adulto. A Fanta, por sua vez, tem como alvo a geração Z, em uma estratégia que combina música e gamificação. Esta semana, a marca promoveu, em parceria com a Vevo, o festival FunPopFestival by Fanta, trazendo à São Paulo as bandas Fith Harmony, R5 e Olivia Holt.
Em vez de promover um evento exclusivo para alguns influenciadores seletos, a marca dedicou o espaço, que recebeu cerca de 800 pessoas, aos fãs-clubes e consumidores que participaram da promoção Fantrollada. Durante meses, alimentou a base de fãs dos artistas com expectativas nas redes sociais. As bandas foram escolhidas com base nos vídeos mais vistos na Vevo e nos fã-clubes que mais movimentam adolescentes no Brasil.
Diego de Oliveira, gerente de comunicação da Fanta, acredita que os fandoms, como são conhecidas as comunidades de fãs, são parceiros estratégicos fundamentais para a marca. “Temos alguns influenciadores parceiros que participaram como pontos de contato, mas a ideia central é que a experiência fosse para os fãs. Fizemos uma estratégia de segmentação inteligente para chegar a eles e trazer uma galera que realmente gostasse, trabalhando com eles através do Facebook com brincadeiras. Conseguimos conversar com fã-clubes de todo o Brasil e fazer com que eles engajassem outras pessoas a participar”, contou.
A parceria com a plataforma de videoclipes começou há um ano, quando a empresa trouxe a cantora Demi Lovato para um pocket show. “Música e games são pontos muito poderosos para o adolescente, e o nosso target é a partir de 12 anos, uma galera muito conectada em plataformas como Vevo e Youtube”, diz Diego.
Para a Vevo, o evento foi mais uma oportunidade de estreitar laços com marcas. Em outubro, a plataforma lançou uma plataforma de mídia programática em parceria com a Nielsen. “O casamento entre Vevo e Coca-Cola Company é sempre positivo, pensamos muito em desenhar experiências únicas. Entre mais de 50 mil artistas, o público jovem é nossa maior audiência”, completou Fátima Pissarra, CEO da Vevo.
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