Fanta consolida conexão com o universo geek
Pedro Abbondanza, diretor de marketing da marca, faz um balanço dos investimentos no mundo dos games e da cultura pop
Pedro Abbondanza, diretor de marketing da marca, faz um balanço dos investimentos no mundo dos games e da cultura pop
Luiz Gustavo Pacete
7 de dezembro de 2020 - 14h00
Durante os últimos dias, na CCXP Worlds, um super héroi circulou pelos universos digitais criados pela Omelete Company. O Super Fan, personagem criado para repreentar a Fanta, foi uma releitura do Laranjão, personagem que já havia marcado presença na versão física do evento, em 2019. A ação faz parte de uma plataforma maior, a #FantaOnNaCCXP, liderada pelo segundo ano conecultivo pela Ogilvy Brasil.
Fanta cria seu segundo espaço no Fortnite
Tendo como alicerce criação de conteúdo e cobertura em tempo real do evento, o projeto reuniu mais de 30 profissionais que cuidaram dos canais sociais de Fanta e garantindo os super poderes do Super Fan. Essa é uma, entre várias outras ações nos últimos anos que conecta a marca com o mundo geek. Dos games ao entretenimento, transformar-se em uma marca conectada a esse universo foi uma premissa recente de Fanta.
“O que é incrível no formato deste ano, é que estamos sendo tão democráticos quanto a cultura geek. Não tem idade, perfil… o que vale é ser jovem de espírito e querer se divertir com uma boa história, assim como Fanta!”, diz Pedro Abbondanza, diretor de marketing da Fanta no Brasil que falou ao Meio & Mensagem sobre a aproximação da Fanta ao mundo geek.
Meio & Mensagem – Qual o balanço de 2020 para a marca do ponto de vista de investimento no universo de games? Por que Fanta criou uma conexão tão forte com esse público?
Pedro Abbondanza – O ano de 2020 foi excelente para ampliarmos nossa conexão com os games, mas importante lembrar que a ligação entre Fanta e este universo é algo que já estamos construindo há anos e, neste ano, demos sequência à grandes ações, como Fortnite, e ampliamos outras, como Clash Royale e nossa parceria com Player 1. A escolha deste território para a marca vem da conexão historicamente muito forte de Fanta com diversão e nós acreditamos que para construir isso, fazer é infinitamente mais importante que falar.
M&M – Quais foram os aprendizados dessa relação e o que você diria para outras marcas que olham para esse mundo?
Abbondanza – O conceito de ‘test & learn’ é extremamente importante. Fazer acontecer para ouvir a reação das pessoas e ir ajustando durante a jornada é crucial, mas precisamos lembrar sempre que nada disso pode acontecer sem antes nos aprofundarmos no universo, para não “dar bola fora”. Ser consistente também é um ingrediente necessário. O caminho de patrocinar um evento ou time de e-sports é uma solução que muitas marcas adotam em um ano e depois mudam de rumo no ano seguinte, abandonando os parceiros e não criando conexões verdadeiras. Fanta tem apostado nisso nos últimos anos e seguirá para os próximos – o que nos permitirá explorar todo o potencial do território, além de ser relevante na relação com os gamers no tempo.
M&M – A CCXP também viveu um ano atípico em vários sentidos. Como foi essa jornada como patrocinador e o que vocês esperam da edição deste ano?
Abbondanza – A CCXP é uma experiência incrível e única para quem participa, seja como marca ou como fã da cultura geek. Fomos muito felizes com a parceria em 2019, e para o novo formato apresentado este ano: um evento mundial com todas as CCXPs conectadas ao mesmo tempo e trazendo mais oportunidades para outras pessoas participarem, uma vez que é 100% online – ou seja, pessoas de qualquer lugar do mundo conseguirão ter acesso aos conteúdos. O evento contou com uma narrativa completa de Fanta construída em cima dos códigos geeks.
M&M – O que você, como marca, tira dessa relação com o mundo geek? O que os fãs e as comunidades ensinam sobre isso?
Abbondanza – É uma comunidade muito engajada. Por isso, quanto mais aprendemos com eles, mais próximos deles ficamos, e mais valor para eles podemos entregar. Não mensagens, mas sim experiências e diversão. É um público que está sempre em busca de novidades: conteúdos novos, mapas, filtros, personagens… O aprendizado aqui é como trazer consistência para a estratégia, sempre com inovação. Fortnite é um belo exemplo: ano passado lançamos nosso primeiro mapa criativo no game e este ano demos continuidade por meio de um novo mapa com muitos desafios semanais. Fanta foi a pioneira em ativações dentro do jogo e, hoje, podemos encontrar diversas outras marcas surfando nesta onda. Uma outra coisa fascinante para as marcas é que este é um público apaixonado por grandes histórias, é um DNA central geek seja nos livros, filmes ou jogos. Para uma marca (e para um marketeiro), esse é um desafio incrível: qual narrativa contar no tempo para que as pessoas curtam, se conectem e queiram participar de verdade, não por verem um anúncio repetidamente em um meio, mas sim pelo que a história conta para elas.
M&M – E 2021, como será o ano da marca? Veremos mais ações em games? Pode dar alguns spoilers?
Abbondanza – Com certeza! Ainda falando de 2020, recentemente tivemos duas ações bem legais no Fortnite e no Clash Royale e, depois da CCXP Worlds, teremos nossa última ação de game do ano: vamos reviver o “Saga dos Lanchos”. O jogo, mobile e desenvolvido junto com a Gameloft, foi um sucesso ano passado, e vamos trazer com uma nova roupagem, uma mega parceria com o McDonalds e mais vantagens para os gamers de plantão. Para 2021, além da consistência que comentei com os parceiros e iniciativas de Fanta, queremos ir mais fundo nas experiências e games mobile. Muita coisa bacana pela frente!
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