Faturamento na Black Friday cai em relação a 2021
Monitoramento da Linx indica queda de 14% no e-commerce, além de vendas diluídas ao longo do mês
Faturamento na Black Friday cai em relação a 2021
BuscarFaturamento na Black Friday cai em relação a 2021
BuscarMonitoramento da Linx indica queda de 14% no e-commerce, além de vendas diluídas ao longo do mês
29 de novembro de 2022 - 10h13
A Black Friday, um dos principais eventos de varejo do mundo, foi ainda mais esperada neste ano. A coincidência da data com a Copa do Mundo vinha gerando boas expectativas de vendas para o mercado. Resultados de faturamento mostram que o cenário foi diferente de 2021.
Entre a sexta-feira, 25, e o domingo, 27, a Linx realizou o monitoramento de 2.800 grandes varejistas e marketplaces por meio da Linx Digital. O faturamento na Black Friday teve queda de 14% no comércio eletrônico quando comparado com o ano passado. Uma alta de 6,7% pôde ser vista uma semana antes, uma vez que varejistas anteciparam promoções. O ticket médio também cresceu, com uma alta de 51%.
O mesmo declínio de faturamento na Black Friday foi visto em pesquisa da NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. As companhias identificaram que o faturamento bruto da sexta-feira, 25, diminuiu em 23%.
Números melhores foram vistos no final de semana, segundo a Linx. Ainda que os pedidos tenham caído 17%, as vendas cresceram 27%, bem como o ticket médio (52%).
Os aplicativos de supermercados registraram 15% a mais de pedidos nos três dias deste ano. Os dados da Mercadoapp mostram ainda que o gasto foi 10% menor, mas que o faturamento se manteve em alta (6%). Alimentos de hortifruti, bebidas alcoólicas, itens de mercearia, laticínios e produtos de limpeza levam o destaque.
Já segundo a NielsenIQ|Ebit, a maior queda vista ficou a cargo dos Eletrônicos (- 26,7%), e alimentos e bebidas (- 22,1%). Games se manteve forte, com queda de apenas 0,7%.
Na última segunda-feira, 28, o Brasil jogou contra a Sérvia às 13h. O impacto no volume de vendas foi de 54% duas horas antes da partida. O resultado é maior que o da estreia na quinta-feira (46% a menos três horas antes). Apesar disso, as compras foram retomadas ao longo do jogo e, até o fim, havia 140% de aumento, contra 31% na última semana.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos