Feira Preta cresce e amplia participação das marcas na edição de 2024
Festival de cultura e empreendedorismo negro acontece de 3 a 5 de maio, no espaço do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
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Bárbara Sacchitiello
30 de abril de 2024 - 15h11
“Ser Feliz é nossa Revolução”. Com esse tema, o Festival Feira Preta realiza sua 22ª edição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ente os dias 3 e 5 de maio, para fortalecer a cultura, identidade e, também, os negócios de profissionais e artistas pretos.
A iniciativa foi criada em 2022 pela empresária Adriana Barbosa CEO da Preta Hub. A ideia, inicialmente, era criar uma oportunidade para que empreendedores pretos pudessem expor seus produtos ao público. Com o passar do tempo, o evento expandiu-se para uma celebração cultural e impulsionamento não apenas de empreendedores mas de profissionais de diferentes áreas.
Na visão de Adriana, a transformação da Feira Preta aconteceu em sintonia com a mudança dos próprios brasileiros em relação ao entendimento de sua ancestralidade. “O Brasil passou a se reconhecer mais negro nasúltimas décadas. Quando o IBGE bate à nossa parte passamos a nos reconhecer mais como negros e isso abre precendente para a construção de um mercado de consumo capaz de atender a essa população”, analisa.
A evolução desse olhar para a população negra como importantes consumidores também vem acontecendo do ponto de vistas das marcas. Embora reconheça que ainda exista uma miopia no entendimento e na representatividade da populaçao negra, Adriana enxerga avanços.
“Lembro, por exemplo, de quando começamos a Feira Preta, era comum ver, nas gôndolas, produtos para cabelos que se diziam propícios para “cabelos rebeldes”. Hoje não vemos mais esse tipo de comunicação e acho que as empresas, no geral, estão olhando para as expecificidades das pessoas. Ainda nao se trata de um avanço como acredito que seja necessário mas, sem dúvida, é um cenário infinitamente maior do que tínhamos há 20 ou 15 anos”, avalia.
Para esta edição da Feira Preta, inclusive, as marcas patrocinadoras e apoiadoras terão uma participação mais efetiva na programação do evento que, ao, todo, terá mais de 30 atrações. Adriana conta que o organização conversou com as marcas para que houvesse, de fato, uma cocriação em relação às narrativas, histórias e experiências que elas gostariam de levar ao público da Feira Preta.
Na edição de 2024, a Feira Preta é apresentada pelas marcas Doritos, Budweiser, Mercado Livre, Seda e Mercado Pago e tem patrocínio de Vivo e Beats.
A Doritos, por exemplo, aproveitara o evento para lançar uma nova embalagem, cuja ilustração foi elaborada por profisisonais que passaram pelo programa de economia criativa apoiado pela Preta Hub. “Fizemos um movimento para que as marcas estejam com a gente não somente no festival, mas em todo o ecossistema Preta Hub”, conta a empresária.
Em termos de conteúdo e atrações, o Festival Feira Preta também apresentará novidades ao público. Para este ano, a organização contou com consultoria de Bárbara Soalheiro, da Mesa Company, que auxiliou na definição das palestras, debates, apresentações e shows do Festival.
Ao longo dos três dias de evento, o espaço do Parque do Ibirapuera tera apresentações de Marcelo D2, Luedji Luna, Maria Rita Leci Brandão, Dona Odete, Preta Gil, Majur, Tasha & Tracie, Batekoo e outros artistas. A expectativa é receber de 50 a 60 mil pessoas ao longo de todo o período.
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