Assinar

Fiat Chrysler oferece fusão ao Grupo Renault

Buscar

Fiat Chrysler oferece fusão ao Grupo Renault

Buscar
Publicidade
Marketing

Fiat Chrysler oferece fusão ao Grupo Renault

Juntas, montadoras formariam terceira maior operação automobilística do mundo e seriam líderes na América Latina


27 de maio de 2019 - 11h31

Crédito: e_rasmus/UygarGeographic/iStock

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) enviou nesta segunda-feira, 27, ao conselho da Renault uma proposta de fusão entre as duas empresas. Caso se concretize, o resultado seria a terceira maior montadora do mundo, e a primeira na América Latina. A junção ainda precisa ser aceita pela Renault e aprovada pelos órgãos antitruste dos países em que atuam.

Ao somar o volume de venda dos dois grupos, a nova empresa contabilizaria um total de 8,7 milhões de veículos comercializados, segundo dados de 2018. Juntas, operariam com uma receita estimada de 170 bilhões de euros. O interesse, entretanto, não é unicamente a partir do volume de vendas. Segundo comunicado da FCA, a união seria responsável por agregar as inovações em veículos autônomos da Fiat Chrysler com as de carros elétricos da Renault, que é líder do segmento na Europa.

Apesar de a fusão não contemplar as outras duas montadoras da Aliança – grupo formado por Renault, Mitsubishi e Nissan – a FCA manifesta interesse em uma fusão futura.

Nos termos propostos pela FCA, uma holding holandesa seria a responsável pela administração do grupo, com conselheiros independentes indicados pelos acionistas das duas empresas. Esse fundo seria listado nas bolsas de Nova York, Milão e Paris.

“Os benefícios da transação proposta não são predicados do fechamento de fábricas, mas seriam atingidos através de mais eficiência do capital investido em plataformas globais de veículos comuns”, afirma o comunicado da FCA.

Já a Renault, por meio de nota, afirmou que “após rever atentamente os termos desta proposta amigável, o Conselho de Administração da Renault decidiu estudar com interesse a oportunidade de uma aproximação, para fortalecer a presença industrial do Grupo Renault e gerar valor adicional para a Aliança”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário