Catar e Fifa proíbem venda de cerveja no entorno dos estádios da Copa
Imposta pela família real do país-sede, decisão impacta diretamente a Budweiser, patrocinadora oficial; bebidas poderão ser comercializadas somente na área do Fanfestival
Catar e Fifa proíbem venda de cerveja no entorno dos estádios da Copa
BuscarCatar e Fifa proíbem venda de cerveja no entorno dos estádios da Copa
BuscarImposta pela família real do país-sede, decisão impacta diretamente a Budweiser, patrocinadora oficial; bebidas poderão ser comercializadas somente na área do Fanfestival
Meio & Mensagem
18 de novembro de 2022 - 10h56
A dois dias do início da Copa do Mundo do Catar, a Fifa vive uma situação de instabilidade perante um de seus principais patrocinadores. Nesta sexta-feira, 18, foi divulgada a notícia que as autoridades do país-sede do Mundial proibiram a venda de cervejas e de outras bebidas alcoólicas no entorno dos estádios.
Em comunicado postado em seu perfil nas redes sociais, a Fifa confirma a decisão e explica que a venda de bebidas alcoólicas será restrita ao Fifa Fanfestival, áreas oficiais de transmissão dos jogos na região. Todos os demais pontos de venda de cervejas e outras bebidas serão removidos do perímetro dos estádios, segundo a Fifa.
Statement on beer sales at #WorldCup stadiums 🏟️ on behalf of FIFA and Host Country 🇶🇦: pic.twitter.com/o4IEhboXks
— FIFA Media (@fifamedia) November 18, 2022
A medida afeta diretamente a Budweiser, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. A restrição à venda das bebidas impacta diretamente nos planos da marca, que chegou a publicar uma mensagem no Twitter na manhã desta sexta-feira, 18, após a nova decisão da entidade de futebol, que dizia: “Isso é estranho”. Posteriormente, a marca apagou a postagem.
Na nota oficial, a Fifa diz: “A organização da competição agradece a compreensão da AB Inbev e seu apoio contínuo ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo Fifa Catar 2022”.
Ainda no comunicado, a Fifa reforça que as medidas não afetam a Bud Zero, a cerveja sem álcool da marca, que seguirá comercializada normalmente nos pontos de venda do entorno dos estádios.
Antes dessa nova decisão de restringir a vendas de cervejas e outras bebidas alcoólicas à área do Fanfestival, a família Real do Catar já havia feito a Fifa e os parceiros comerciais do Mundial a mudarem seus planos.
No último domingo, 11, a Budweiser teria recebido a notícia de que seria preciso modificar os pontos-de-venda da marca, o que teria obrigado o desmonte de estandes em tempo recorde.
Na segunda-feira, 14, a Fifa disponibilizou o guia oficial para os fãs da Copa do Mundo, que estarão no Catar. Além de informações úteis sobre o acesso aos estádios e locomoção, o material elucida essas questões.
Segundo o guia, “o álcool não faz parte da cultura local, mas a hospitalidade sim”. Bebidas alcóolicas serão servidas em restaurantes, bares e hotéis licenciados e estará disponível em outros locais como o Fifa Fan Festival, a partir das 18h30.
Até então, o guia trazia a informação de que os visitantes com tickets para a partida poderiam comprar bebidas dentro do perímetro do estádio três horas antes do início do jogo e uma hora após o fim da partida. Tal medida, no entanto, perderia a validade com a nova restrição.
Já dentro das arenas, serão vendidos apenas produtos sem álcool — Budweiser Zero — e Coca-Cola.
Será proibido ingerir álcool fora das áreas designadas e os visitantes não poderão levar bebida para o Catar. O guia recomenda que o público evite viajar com álcool de seu país ou comprar no duty free para evitar confiscos. O guia de consciência cultural, disponibilizado pela Fifa, está disponível nesse link.
Compartilhe
Veja também
Nestlé aposta em nostalgia com relançamento do Chocolate Surpresa
Marca foi um sucesso nas décadas de 1980 e 1990, mas foi descontinuada no início dos anos 2000; nova versão chega com realidade aumentada e jogo exclusivo
Bet365 estreia no marketing com Paulistão e CazéTV
Plataforma de apostas esportivas, que passou a operar no Brasil em 1º de janeiro, é a nona marca a patrocinar o Paulistão e a oitava parceira das transmissões da CazéTV