Fila muda o jogo em campanha que reforça posicionamento
Com o mote “Change the game”, a companhia, que está apostando na estratégia DTC desde o final de 2019, busca incentivar o pensamento não-linear e a quebra de padrões
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Amanda Schnaider
16 de março de 2020 - 9h14
Com mais de 100 anos de história, a Fila está reforçando seu posicionamento com o lançamento da campanha “Change the game” no Brasil e na Argentina. A ação estreia nesta segunda-feira, 16, nas suas plataformas digitais da marca, nos canais de TV paga MTV, Multishow, GNT, Canal OFF, Sportv2 e Sportv3, e em mídias off-line. Desenvolvida internamente desde o ano passado, a peça — produzida pela Cave e dirigida por Rafael Kent — ilustra o incentivo da companhia ao pensamento não-linear, a quebra de padrões e a expansão dos limites humanos dentro e fora do esporte.
“A mensagem que queremos passar com a campanha é que não se trata de vencer, mas de encarar o desafio. Elencamos cinco pessoas para contar suas histórias reais de como mudaram o jogo”, comenta Natalia Gramari, gerente de marketing da Fila Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=ooYUAhyL3y8&feature=youtu.be
Mercado brasileiro
Acompanhando o novo posicionamento, desde setembro de 2019 a Fila, comandada pelo Grupo Dass no Brasil, está investindo em um plano direct-to-consumer, ou seja, na abertura de lojas físicas no País. Até o momento, a companhia conta com cinco pontos de vendas, em Guarulhos, Duque de Caxias, Fortaleza, Porto Belo e Itupeva, recém inaugurada. Segundo Christian Nagao, brand manager da Fila Brasil, a expectativa é dobrar este número de lojas até o fim de 2020. “As lojas físicas aproximam muito forte o consumidor da marca”, explica.
Em 2019, a empresa cresceu 52% em relação a 2018, segundo Nagao. “Praticamente dobramos nossa participação nos clientes mais relevantes do mercado”, afirma. O desempenho é resultado de um plano estratégico de curto, médio e longo prazos. A Fila também contratou duas consultorias com foco em processos e mercado para gerar análises e conteúdo. “Estamos implantando novos procedimentos para fazer a gestão dos negócios com foco em construção da imagem da marca”, explica. Ainda de acordo com Nagao, o fato de o Grupo ter a licença master da Fila oferece muita flexibilidade a companhia para adequar estratégias globais a realidade do mercado brasileiro. “Pensamos globalmente e executamos localmente”, complementa.
Lançamentos e parcerias
Seguindo a estratégia lançar coleções em parceria com marcas, como já aconteceu com Haight, Reserva, Nk Store e Melissa, a companhia terá novidades. “Estamos em fase de negociação com marcas que vem de encontro com o universo Fila”, diz Natalia.
Neste ano, as colaborações começaram durante o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 15 a 23 de fevereiro. Na ocasião, a Fila, parceria do evento pelo quarto ano consecutivo, criou uma coleção especial em homenagem a uma das maiores jogadoras de tênis do Brasil, Maria Esther Bueno, a “Bailarina do tênis”. Feita com tecido flow e proteção solar, a coleção, que conta com camisetas, shorts, tops, vestidos, regatas e jaquetas, ficou disponível na pop-up store da marca durante a competição.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
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