Assinar

Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, segundo ESPM

Buscar

Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, segundo ESPM

Buscar
Publicidade
Marketing

Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, segundo ESPM

Índice desenvolvido pela instituição de ensino avalia a capacidade de crescimento das cidades com base na economia criativa


11 de outubro de 2024 - 15h54

Ranking criado pela ESPM classificou Florianópolis como a mais preparada para crescer a partir de economia criativa (Crédito: bydronevideos / shutterstock)

Ranking criado pela ESPM classificou Florianópolis como a mais preparada para crescer a partir de economia criativa (Crédito: bydronevideos / shutterstock)

A ESPM apresenta o Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), que tem como objetivo avaliar a capacidade de crescimento das cidades brasileiras com base na economia criativa.

Com isso, o ranking classifica as cidades que estão mais preparadas para desenvolver negócios criativos e se beneficiar economicamente de geração de empresas ligadas a atividades como moda, audiovisual, cinema, software, games e eventos, entre outros.

Assim, o estudo foi criado pelo Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação – MPECEI e leva em conta três dimensões: Capacidades Humanas, que avalia os efeitos da educação no desenvolvimento da Economia Criativa, Atratividade e Conectividade Espacial, que examina as cidades criativas como espaços atrativos e conectados, e Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo, sobre a importância das atividades culturais para o crescimento da economia criativa.

No primeiro tópico, a instituição de ensino levou em consideração Pessoas com Ensino Superior, Qualidade da Educação Básica e Orçamento Público Municipal em Educação. Já no segundo aspecto, Segurança Urbana, Conectividade Digital, e Conectividade Aérea foram estudados. Por fim, Orçamento Público Municipal em Cultura, Empreendedorismo e Índice de Governança Municipal foram levados em consideração.

A partir disso, a ESPM chegou à conclusão de que Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a líder do ranking, seguida por Vitória, a do Espírito Santo, e Curitiba, do Paraná.

Confira o ranking completo:

1- Florianópolis (SC) – 0,91
2- Vitória (ES) – 0,83
3- Curitiba (PR) – 0,76
4- São Paulo (SP) – 0,72
5- Brasília (DF) – 0,71
6- Palmas (TO) – 0,66
7- Goiânia (GO) – 0,66
8- Belo Horizonte (MG) – 0,62
9- Porto Alegre (RS) – 0,61
10 – Cuiabá (MT) – 0,60

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Oreo e Post Malone: a nova colab da marca nos EUA

    Oreo e Post Malone: a nova colab da marca nos EUA

    Cantor foi escolhido pela Mondeléz para cocriar uma nova versão do biscoito, com sabor caramelo e elementos que remetem ao universo da música

  • Bet.Bet estreia no rol de patrocinadores dos Ensaios da Anitta

    Bet.Bet estreia no rol de patrocinadores dos Ensaios da Anitta

    Empresa de apostas online quer reforçar seu posicionamento como uma marca jovem e inovadora, além de promover boas práticas