Focus testa sua popularidade
Terceira geração do modelo da Ford é lançado no País, onde é percebido como veículo de categoria superior
Terceira geração do modelo da Ford é lançado no País, onde é percebido como veículo de categoria superior
Meio & Mensagem
30 de setembro de 2013 - 5h00
A Ford lança o carro mais vendido do mundo no Brasil apostando em uma estratégia global, baseada na bandeira da tecnologia mais acessível. O Novo Focus é o representante da montadora norte-americana no segmento dos médios, o mais importante em volume de vendas em todo planeta. Apesar da percepção diferenciada nos mercados onde comercializa o modelo, a empresa optou por uma linguagem universal para comunicar os atributos do automóvel em países distintos.
Enquanto nos Estados Unidos, pela tradição dos carros grandes e SUVs potentes, o Focus pode ser encarado como um modelo de entrada, asiáticos e brasileiros veem o produto como um carro com qualidade superior, despertando desejo em quem dirige um popular ou compacto.
Mesmo falando com perfis de consumidores tão diferentes, a empresa optou por uma estratégia de comunicação unificada, destacando as tecnologias inéditas ou presentes apenas em modelos mais caros, como sistema de estacionamento automático e o sistema multimídia Sync com comando de voz. Revelado na semana passada, em Mendoza, na Argentina, a terceira geração do modelo chega às concessionárias brasileiras em outubro, nas versões sedan e hatch, com motor 1.6 e 2.0.
A expectativa é que o veículo seja o terceiro produto da Ford em vendas no Brasil, atrás de New Fiesta e Ecosport, no disputado segmento dos médios — com concorrentes também recheados de novas tecnologias, como o Novo Golf, da VW, e Hyundai i30. O carro terá preço entre R$ 60 mil e R$ 90 mil no mercado brasileiro. Campeão de vendas mundiais em 2012, com 1,2 milhão de unidades, o modelo consolidou a sua liderança no primeiro trimestre de 2013, com um crescimento de 18% no número de registros em comparação com o mesmo período do ano passado.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1579, de 30 de setembro, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets.
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