Assinar

Ford fecha suas três fábricas no Brasil

Buscar

Ford fecha suas três fábricas no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Ford fecha suas três fábricas no Brasil

Unidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) terão atividades encerradas em 2021 e modelos EcoSport, Ka e T4 não serão mais vendidos


11 de janeiro de 2021 - 17h27

Efeitos prolongados da pandemia teriam levado à decisão; no início da crise, parte dos trabalhadores chegou a se dedicar à produção/conserto de itens para combate à Covid-19 (Crédito: Divulgação)

A Ford Motor Company comunicou nesta segunda-feira, 11, que fechará todas as suas três fábricas no Brasil, localizadas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), sendo que as duas primeiras param imediatamente a produção, se dedicando por um tempo somente à produção de peças para manter estoques de pós-venda,  e a do Ceará, dedicada à marca Troller, funciona até o fim do ano.

O motivo apresentado é a ampliação da capacidade ociosa, que persiste por conta da redução das vendas devido à duração prolongada da pandemia, causando à empresa “perdas significativas”. Em comunicado, a empresa afirma que manterá o Brasil como sede administrativa da América do Sul, em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produtos, na Bahia, e o Campo de Provas, em Tatuí, interior paulista.

Tentando minimizar o impacto da decisão, afirmou que a companhia continuará a atender os consumidores brasileiros com um portfólio que envolve produtos conectados e eletrificados, incluindo SUVs, picapes e veículos comerciais. Eles, no entanto, passarão a vir da Argentina, do Uruguai e de outros mercados, onde a empresa mantém unidades produtivas. Também prometeu manter “assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”.

A Ford comercializa seus veículos no Brasil desde 1919. Jim Farley, presidente e CEO da Ford, afirmou que as ações são “muito difíceis, mas necessárias” para criar um negócio saudável e sustentável. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, afirmou, em nota.

EcoSport, um dos modelos que terá venda encerrada após término dos estoques (Crédito: Divulgação)

A empresa afirma estar negociando com sindicatos e outros parceiros um plano “justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”, ou seja, a demissão de boa parte dos 15 mil funcionários que a companhia possui no País, onde tinha suas marcas atendidas na publicidade pela GTB e EnergyBBDO.

Com a medida, a Ford encerrará as vendas de dois de seus modelos mais conhecidos no mercado local – EcoSport e Ka – além do T4, assim que terminarem os estoques, e prevê impacto de US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, sendo que US$ 2,5 bilhões já foram em 2020 e US$ 1,6 bilhão este ano.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças

  • Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global