Formato do KitKat em disputa no Reino Unido
Escritório de Propriedade Intelectual britânico negou à Nestlé direito de marca registrada do formato do chocolate; o problema é que a decisão vai contra medida anterior da União Europeia
Escritório de Propriedade Intelectual britânico negou à Nestlé direito de marca registrada do formato do chocolate; o problema é que a decisão vai contra medida anterior da União Europeia
Meio & Mensagem
3 de julho de 2013 - 8h56
A suíça Nestlé, que tenta monopolizar o formato de um de seus chocolates mais famosos no mundo – o KitKat – encontrou uma grande pedra no caminho, no Reino Unido.
Segundo a revista inglesa Marketing, a Nestlé, que briga na justiça com a Cadbury, da Mondelez, desde 2006, quando tentou estabelecer o formato do KitKat na região como uma marca registrada não conseguiu tal registro no Escritório de Propriedade Intelectual britânico (IPO, na sigla em inglês).
A decisão do IPO, no entanto, estabeleceu um impasse, uma vez que vai contra uma decisão prévia da própria União Europeia (especificamente do Community Trade Mark Office – CTMO) que associava o formato do KitKat exclusivamente ao produto da Nestlé, em todos os 28 países-membros da União Europeia.
A situação bizarra de a Nestlé ter e não ter o formato de seu chocolate como marca registrada no Reino Unido deverá ser resolvida definitivamente na Corte Europeia de Justiça.
Para compor seus argumentos de defesa, a Nestlé revelou ter gasto entre £3 milhões e £11milhões por ano promovendo o KitKat, entre 1996 e 2007, e entre £850 mil e £4,4 milhões, entre 2008 e 2010.
Compartilhe
Veja também
Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show
Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora
Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis
Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação