Geração X lidera expectativa de crescimento para PMEs em 2025
Pesquisa realizada pelo Itaú Empresas com o Instituto Locomotiva mostra também cenário de decisões entre as gerações
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Meio & Mensagem
24 de fevereiro de 2025 - 14h16
Pesquisa do Itaú Empresas revela diferenças entre os millenials e a geração X (Créditos: PeopleImages com Yuri/Shutterstock)
Em parceira com o Itaú Empresas, o Instituto Locomotiva divulgou os resultados da pesquisa Cabeça de Dono, onde mostra que a maioria dos líderes das pequenas e médias empresas (PMEs) do Brasil têm a intenção de expandir seu negócio em 2025.
Porém, os da geração X estão mais otimistas quando comparados àqueles da geração Y: 62% dos empresários da geração X estão se preparando para crescer, enquanto 54% dos millennials pensam o mesmo.
Apesar disso, são os líderes de 30 a 40 anos os mais esperançosos (78%) e empolgados (72%) em relação ao seu negócio. Já entre os empreendedores com idade entre 41 e 60 anos, os sentimentos de esperança é apontado por 73%, e a empolgação por 66% dos entrevistados.
Em geral, quase todos os empreendedores que participaram da pesquisa possuem um perfil multitarefa, participando diretamente não só da gestão, mas também da execução operacional de uma ou mais áreas.
No entanto, líderes da geração X têm uma tendência maior a assumirem sozinhos as decisões de uma ou mais áreas, chegando a 41% dos entrevistados, contra 33% dos millenials.
Entre os desafios pesquisados, cerca de 90% das duas gerações relatam alguma ou muita dificuldade em lidar com cenário externo, crescimento e inovação, e gestão financeira.
Quando questionados sobre quais temas consideram ter muita dificuldade, as diferenças ficam mais perceptíveis: 42% dos millennials relatam que lidar com questões externas ao negócio (como crises econômicas e flutuações de mercado) é muito desafiador, enquanto na geração X esse índice chega a 37%. Enfrentar a concorrência também aparece como grande dificuldade para mais millennials (32%, contra 27% da geração X).
Já desenvolver estratégias eficazes de marketing e vendas é muito difícil para 18% dos millnenials, ante 12% dos líderes da geração mais velha; por fim, 23% dos empresários entre 30 e 40 anos têm mais dificuldade em controlar despesas e cortar custos frente a 16% da geração X.
O estudo avaliou também como os pequenos e médios empresários das duas gerações sentem-se em relação à rotina de trabalho e como isso afeta suas vidas – em geral, algo mais presente entre os entrevistados entre 41 e 60 anos.
Para 64% dos líderes da geração X, ter mais tempo com a família e tocar o negócio é um grande desafio; entre os millennials, esse índice é de 58%. A geração X também é a que relata mais problemas de saúde relacionados à rotina de trabalho, atingindo 54%, contra 45% dos millennials.
São também os que se sentem mais cansados (51%) e sobrecarregados (48%) em comparação com à geração mais jovem (45% e 41%, respectivamente).
A pesquisa qualitativa e quantitativa ouviu 1.001 homens e mulheres líderes de pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões nas cinco regiões do Brasil entre os dias 4 de julho e 16 de agosto de 2024.
O levantamento apresenta um panorama sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas PMEs, com o objetivo de jogar luz a um segmento tão importante para a economia. Isso porque as PMEs são responsáveis por 30% do PIB e geram 50% dos empregos ativos, segundo dados do Sebrae, impactando potencialmente mais de 80 milhões de brasileiros.
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