Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?
Pesquisa da Mosaico aponta que, apesar dos diferentes hábitos de consumo, impacto gerado por ações comerciais são semelhantes entre o público de diferentes idades
Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?
BuscarGeração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?
BuscarPesquisa da Mosaico aponta que, apesar dos diferentes hábitos de consumo, impacto gerado por ações comerciais são semelhantes entre o público de diferentes idades
Meio & Mensagem
15 de julho de 2024 - 14h45
As diferenças tecnológicas e acesso a plataformas e opções de pagamentos fazem com que as preferências de grupos geracionais distintos não seja, as mesmas. No entanto, quando se considera o impacto que uma campanha ou ação publicitária podem ter para a decisão de uma compra, baby boomers e membros da geração Z podem estar mais próximos do que as pessoas imaginam.
Isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan e proprietária de plataformas como Buscapé e Zoom. Para entender quais comportamentos são mais característicos de consumidores de diferentes gerações, a empresa entrevistou 1.494 pessoas nos dias 25 e 26 de março. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma QuestionPro.
O questionamento perguntou se as campanhas publicitárias ou ações com influenciadores impactam na decisão de compra. Entre os membros da geração Z (nascidos de 1997 a 2010), 93% responderam que sim e, entre os baby boomers (nascidos de 1946 a 1964), as respostas positivas vieram de 84%.
Apesar de terem opinião parecida em relação ao impacto de publicidade e ações com influenciadores, os membros das duas gerações têm visões bem diferentes a respeito da jornada de compra.
Entre a geração Z, por exemplo, as compras online são preferidas em 46% das vezes. Os mais jovens também, em sua maioria (51%) preferem transações digitais.
Já os baby boomers predominantemente são adeptos de compras presenciais (74% deles preferem comprar em lojas físicas) mas também gostam dos pagamentos feitos por meio digitais (53% citam esse modelo como seu preferido).
O cashback também é algo visto como atrativo para os membros da geração Z, enquanto, entre os baby boomers, apenas 21% são interessados no benefício.
Outro ponto mapeado pela pesquisa foi a fidelização em relação às marcas. Nesse aspectos, os jovens da geração Z mostraram-se mais fiéis: 17% preferem consumir produtos das mesmas marcas.
Já entre os baby boomers, apenas 11% declarou que preferem manter-se fiel à uma marca.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos