Assinar

Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?

Buscar

Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?

Buscar
Publicidade
Marketing

Geração Z ou baby boomers: que grupo é mais influenciado por publicidade?

Pesquisa da Mosaico aponta que, apesar dos diferentes hábitos de consumo, impacto gerado por ações comerciais são semelhantes entre o público de diferentes idades


15 de julho de 2024 - 14h45

influenciado publicidade

(Crédito: Shutterstock)

As diferenças tecnológicas e acesso a plataformas e opções de pagamentos fazem com que as preferências de grupos geracionais distintos não seja, as mesmas. No entanto, quando se considera o impacto que uma campanha ou ação publicitária podem ter para a decisão de uma compra, baby boomers e membros da geração Z podem estar mais próximos do que as pessoas imaginam.

Isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan e proprietária de plataformas como Buscapé e Zoom. Para entender quais comportamentos são mais característicos de consumidores de diferentes gerações, a empresa entrevistou 1.494 pessoas nos dias 25 e 26 de março. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma QuestionPro.

O questionamento perguntou se as campanhas publicitárias ou ações com influenciadores impactam na decisão de compra. Entre os membros da geração Z (nascidos de 1997 a 2010), 93% responderam que sim e, entre os baby boomers (nascidos de 1946 a 1964), as respostas positivas vieram de 84%.

Lojas físicas ou compras online: a diferença entre as gerações

Apesar de terem opinião parecida em relação ao impacto de publicidade e ações com influenciadores, os membros das duas gerações têm visões bem diferentes a respeito da jornada de compra.

Entre a geração Z, por exemplo, as compras online são preferidas em 46% das vezes. Os mais jovens também, em sua maioria (51%) preferem transações digitais.

Já os baby boomers predominantemente são adeptos de compras presenciais (74% deles preferem comprar em lojas físicas) mas também gostam dos pagamentos feitos por meio digitais (53% citam esse modelo como seu preferido).

O cashback também é algo visto como atrativo para os membros da geração Z, enquanto, entre os baby boomers, apenas 21% são interessados no benefício.

Outro ponto mapeado pela pesquisa foi a fidelização em relação às marcas. Nesse aspectos, os jovens da geração Z mostraram-se mais fiéis: 17% preferem consumir produtos das mesmas marcas.

Já entre os baby boomers, apenas 11% declarou que preferem manter-se fiel à uma marca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação