Geração Z tende a ser mais consciente nas compras de Black Friday
Pesquisa realizada pela Tastemakers aponta que esse grupo costuma comprar mais por necessidade do que por impulso mas, ainda assim, prioriza descontos e ofertas na data
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BuscarPesquisa realizada pela Tastemakers aponta que esse grupo costuma comprar mais por necessidade do que por impulso mas, ainda assim, prioriza descontos e ofertas na data
Meio & Mensagem
27 de novembro de 2024 - 12h52
Os membros da geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012) adotam um comportamento mais conservador no momento das compras e tendem a pesquisar bastante sobre os produtos que desejam antes de concluir a aquisição.
A pesquisa “Desvendando a Geração Z”, realizada pela Tastemakers com o objetivo de mapear o consumo desse grupo de jovens e adultos durante a Black Friday, indica que a consciência é a palavra-chave do comportamento: 47% dos pesquisados afirmam que só compram algum produto quando, de fato, precisam de algo específico.
O impulso de comprar diante de uma oferta ou promoção não é predominante entre essa geração. De acordo com o estudo, somente 28% dizem que compram quando encontram boas ofertas. E apenas 13% disseram que costumam fazer compras anuais na Black Friday, apenas por ser uma data comercial.
A Tastemakers questionou, também, o que atrai esse grupo a fazer compras durante a Black Friday. Nesse aspecto, os descontos e promoções são, ainda, os elementos mais atrativos, citados por 97%.
Já 59% disseram que o “frete grátis” é algo que os estimula a comprarem, seguido pela avaliação feita por outros consumidores (45%). Isso, de acordo com a Tastemakers, sinaliza que os fatores práticos e a credibilidade de marcas e dos produtos acabam pesando até mais do que as estratégias tradicionais de marketing.
Também foram citados como atrativos para as compras o cashback (20%) e publicidade em redes sociais (25%).
A pesquisa também aponta que a categoria de produtos eletrônicos (que englobam TVs, laptops e celulares), é a mais desejada para alguma compra na Black Friday, citada por 75%.
Na sequência, também foram mencionadas as categorias de roupas e acessórios (68%), beleza e cosméticos (62%), eletrodomésticos (40%) e alimentos e bebidas (23%).
A pesquisa trabalhou pelo método de amostragem, com distribuição nacional para a diversidade de respostas. Foram entrevistadas 136 pessoas, sendo 46% delas com idade de 26 a 30 anos e 41% entre 22 e 25 anos.
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