Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo
BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L'Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa
Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo
BuscarGigantes de bens de consumo se unem contra racismo
BuscarBRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L'Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa
Meio & Mensagem
23 de novembro de 2020 - 14h33
Depois da morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, e da repercussão do caso – protestos pacíficos e alguns mais tensos, propostas de boicote à rede e seu desligamento, por tempo indeterminado, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições que lutam pela superação do racismo no ambiente corporativo – um grupo de grandes empresas de bens de consumo vem a público assumir um compromisso de combate ao racismo estrutural no Brasil.
Fazem parte do movimento BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L’Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa. Por ora, uma mensagem compartilhada em redes sociais de empresas como a Coca-Cola, se inicia dizendo: “Nós, empresas do setor de bens de consumo, nos solidarizamos com a dor de familiares e amigos de João Alberto Silveira Freitas. Juntos, somamos quase 235 mil colaboradores no Brasil”. E segue afirmando que as empresas devem ser agentes de transformação e evoluir coletivamente na jornada que cada uma delas iniciou individualmente na luta pela equidade racial.
Carrefour é retirado de grupo antirracista
“O primeiro passo é assumirmos a realidade do racismo e admitirmos que ainda ocorrem diariamente atitudes que perpetuam o preconceito, a exclusão, as desigualdades e a violência. E, por isso, precisamos fazer mais”, continua a mensagem.
Na sequência, as empresas propõem utilizar seu potencial para acelerar “mudanças efetivas” na sociedade”. Com isso, assumem, nesta segunda-feira, 23, o compromisso público de agir de forma conjunta e propositiva em toda sua cadeia de valor, afirmando que irão fortalecer o compromisso de cada uma em ações concretas no combate ao racismo estrutural.
O grupo irá criar um plano de ação em parceria com organizações e especialistas que possuem conhecimento legítimo da causa e afirma que tornará público esse documento o mais rapidamente possível, assim como prestará contas dessas iniciativas regularmente.
Na semana passada, outra gigante de bens de consumo, a P&G, lançou o programa Racial 360, com objetivo de promover a igualdade racial em quatro pilares, entre eles no quadro de funcionários da companhia em níveis gerenciais para cima e também entre seus fornecedores, fomentando o empreendedorismo de pessoas negras e pardas.
(*) Crédito da imagem no topo: Mariana-Mikhailova-iStock
Compartilhe
Veja também
Experiências em comunidades: a estratégia da Sephora no Brasil
Com investimento em eventos próprios e ampliação das oportunidades em lojas físicas, executivos contam a estratégia da marca no Brasil
Como a Shopee está expandindo negócios em retail media
Marketplace lança opções de mídia para não vendedores a fim de oferecer mais valor para as marcas e enriquecer a experiência do consumidor na plataforma