Assinar

Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo

Buscar

Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo

Buscar
Publicidade
Marketing

Gigantes de bens de consumo se unem contra racismo

BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L'Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa


23 de novembro de 2020 - 14h33

Depois da morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, e da repercussão do caso – protestos pacíficos e alguns mais tensos, propostas de boicote à rede e seu desligamento, por tempo indeterminado, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições que lutam pela superação do racismo no ambiente corporativo – um grupo de grandes empresas de bens de consumo vem a público assumir um compromisso de combate ao racismo estrutural no Brasil.

Fazem parte do movimento BRF, Coca-Cola, Danone, General Mills, Heineken, Kellogg, L’Oréal, Mars, Mondelēz, Nestlé e PepsiCo fazem parte da iniciativa. Por ora, uma mensagem compartilhada em redes sociais de empresas como a Coca-Cola, se inicia dizendo: “Nós, empresas do setor de bens de consumo, nos solidarizamos com a dor de familiares e amigos de João Alberto Silveira Freitas. Juntos, somamos quase 235 mil colaboradores no Brasil”. E segue afirmando que as empresas devem ser agentes de transformação e evoluir coletivamente na jornada que cada uma delas iniciou individualmente na luta pela equidade racial.

“O primeiro passo é assumirmos a realidade do racismo e admitirmos que ainda ocorrem diariamente atitudes que perpetuam o preconceito, a exclusão, as desigualdades e a violência. E, por isso, precisamos fazer mais”, continua a mensagem.

Na sequência, as empresas propõem utilizar seu potencial para acelerar “mudanças efetivas” na sociedade”. Com isso, assumem, nesta segunda-feira, 23, o compromisso público de agir de forma conjunta e propositiva em toda sua cadeia de valor, afirmando que irão fortalecer o compromisso de cada uma em ações concretas no combate ao racismo estrutural.

O grupo irá criar um plano de ação em parceria com organizações e especialistas que possuem conhecimento legítimo da causa e afirma que tornará público esse documento o mais rapidamente possível, assim como prestará contas dessas iniciativas regularmente.

Na semana passada, outra gigante de bens de consumo, a P&G, lançou o programa Racial 360, com objetivo de promover a igualdade racial em quatro pilares, entre eles no quadro de funcionários da companhia em níveis gerenciais para cima e também entre seus fornecedores, fomentando o empreendedorismo de pessoas negras e pardas.

(*) Crédito da imagem no topo: Mariana-Mikhailova-iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Tigre transforma tubos e conexões em peças de design

    Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças

  • Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab

    Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global