Gisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil
Constatação é da pesquisa “Most Influential Celebrities” da Ipsos, que considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia
Gisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil
BuscarGisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil
BuscarConstatação é da pesquisa “Most Influential Celebrities” da Ipsos, que considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia
Meio & Mensagem
14 de agosto de 2024 - 17h55
Pela segunda vez, Gisele Bündchen lidera a pesquisa “Most Influential Celebrities” da Ipsos, como a personalidade mais influente do Brasil. Em seguida, aparece a maior medalhista do Brasil em Olimpíadas, Rebeca Andrade, e, em terceiro, a cantora Liniker.
Na quarta posição aparece a influenciadora Jout Jout, que, apesar de não publicar novos conteúdos há algum tempo, é considerada referência para muitos jovens. Em quinto lugar aparece a cantora Iza, celebridade mais associadas às marcas, de acordo com levantamento da TroianoBranding, divulgado em julho deste ano.
As mulheres seguem dominando o cenário de influência no Brasil há três anos, representando cerca de 80% dos 30 nomes mais influentes do País, segundo a pesquisa da Ipsos.
Neste ano, dentre as dez celebridades mais influentes do Brasil, nove são mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras, o que, segundo o estudo, reflete uma busca crescente por representatividade. A análise da Ipsos considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia para criar o ranking.
Além de Rebeca Andrade, outras atletas mulheres brasileiras ficaram bem colocadas no ranking geral da pesquisa. Rayssa Leal se destacou nos atributos que avaliam o driver de bom exemplo já a jogadora de futebol Marta Silva nos atributos de confiança. Nesse sentido, de acordo com o estudo, os atletas representam 17% das celebridades mais influentes em 2024.
Outra mulher também ganhou destaque no ranking: a cantora Anitta passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar nesta edição. A cantora ficou na décima posição no levantamento realizado junto às mulheres, mas não figurou entre os 30 nomes mais influentes para os homens. O crescimento da influência da cantora foi impulsionado por atributos de drivers de modernidade e forte conexão com o público jovem.
Outro destaque da pesquisa são os influenciadores digitais. Iberê Tenório, único homem no top dez do estudo, Rafael Portugal e Fábio Porchat se sobressaíram nos atributos dos drivers de carisma e conexão com o público jovem. A porcentagem de atores e atrizes entre as 30 celebridades mais influentes caiu 40%, enquanto a quantidade de influenciadores cresceu na mesma proporção.
A edição 2024 da pesquisa também mostra que a autenticidade passou a ser um valor maior que a beleza, atributo que predominava em 2023. Segundo o estudo, essa mudança de preferências do público sinaliza uma nova valorização de atributos como credibilidade e transparência.
Além disso, a pesquisa indica que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando celebridades que demonstrem valores genuínos, que mantenham uma conexão verdadeira com seus públicos e que se engajem com causas sociais. Nesse contexto, confiança e credibilidade emergem como características essenciais para as personalidades influentes em 2024.
Outros atributos também se evidenciaram no estudo: autenticidade, com a valorização de figuras que mostram sua verdadeira essência sem filtros, e o engajamento em questões sociais e ambientais. A diversidade e a inclusão também ganharam relevância. Enquanto a preferência por hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado influenciou a escolha das celebridades, vistas como modelos de comportamento positivo.
As redes sociais ganharam maior importância na definição das personalidades mais influentes, uma vez que plataformas, como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook superaram a televisão como fonte de informação de celebridades.
Enquanto em 2017 46% das pessoas usavam a TV aberta como veículo para se informar sobre celebridades, sendo o terceiro principal canal, atualmente, a TV passou para quinta posição entre os meios mais usados para seguir celebridades, atrás de redes como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas