Global Soft Power Index 2025: China cresce e Brasil estaciona
Pela primeira vez, a China ultrapassou o Reino Unido no ranking da Brand Finance enquanto Brasil permanece na 31ª posição há dois anos
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Meio & Mensagem
20 de fevereiro de 2025 - 6h01
Brasil permanece na 31ª posição do Global Soft Power Index, ranking da Brand Finance (Crédito: Red Sdecoret/Shutterstock)
Os Estados Unidos continuam como a nação de soft power mais influente de mundo. Porém, a China cresce e fica em segundo lugar, ultrapassando pela primeira vez o Reino Unido. Isso é o que revela a sexta edição do Global Soft Power Index, ranking da Brand Finance que indica a capacidade dos países de influenciar outros, considerando fatores como comportamentos e preferências.
O Brasil, por sua vez, continua figurando em 31º lugar, mesma colocação obtida em 2024 e 2023. Ao considerar todas as edições do Global Soft Power Index, a melhor posição do País foi 28º em 2022, enquanto a pior foi em 2021, quando estava em 35º lugar.
Apesar da estagnação do Brasil, a reputação do País como uma potência nos esportes é inegável, uma vez que o Brasil lidera o ranking global de “líderes nos esportes”, segundo o relatório, devido ao seu legado duradouro no futebol, em grandes torneios internacionais e em jogadores de classe mundial.
O Brasil também se destaca como potência cultural, visto que ocupa a 15ª posição no pilar “Cultura e Patrimônio”. Segundo o levantamento, eventos, como o Carnaval, o alcance global crescente dos gêneros musicais brasileiros e uma forte indústria do turismo aumentam o apelo internacional da nação. Além disso, o País é reconhecido como o lar das pessoas mais “divertidas” do mundo e ocupa o 9º lugar por ser percebido como “amigável”.
Entretanto, o que continua mantendo o Brasil estagnado no Global Soft Power Index são os desafios de governança. O País aparece em 76º lugar em Governança, com percepções baixas para ‘altos padrões éticos e baixa corrupção’ (133º globalmente) e ‘seguro e protegido’ (152º globalmente). O relatório indica que a constante instabilidade política, assim como a preocupações sobre crime e transparência, seguem sendo os obstáculos para fortalecer a confiança e a credibilidade internacionais.
Na América latina, na sexta edição do Global Soft Power Index, a Argentina caiu quatro posições, figurando em 42º, e o México duas, ficando em 43º. Segundo o levantamento, esses declínios são motivados, em grande parte, por pontuações mais baixas em Governança, Educação e Ciência e Futuro Sustentável, embora todas as três nações (Brasil, México e Argentina) continuem pontuando alto em Familiaridade, classificando-se em 12º, 19º e 6º, respectivamente.
Entretanto, nem toda a América Latina está em declínio no soft power. El Salvador é o país que mais cresce globalmente, subindo 35 posições e atingindo a 82ª posição no ranking. O relatório indica que isso é resultado de melhorias em oito pilares. Além disso, outros países da região estão crescendo, como Chile (54º), Colômbia (61º) e Panamá (64º).
Os Estados Unidos mantêm a 1ª posição do Global Soft Power Index, com uma pontuação recorde de 79,5 em 100. Por mais um ano, o país lidera nos KIPs de familiaridade e influência, três dos oito pilares do soft power, e está em primeiro lugar em 12 dos 35 atributos de marca nacional.
Por outro lado, o ranking mostra que a reputação dos EUA foi atingida, caindo quatro posições, deixando o país na15ª posição globalmente, e a governança do país também caiu quatro posições, chegando no 10º lugar. O relatório indica que isso provavelmente acontece devido a tensões políticas internas e à natureza polarizadora da campanha presidencial, que estava em andamento durante o período da votação.
Pela primeira vez, a China ultrapassou o Reino Unido no Global Soft Power Index, ficando em 2º lugar, com uma pontuação de 72,8 em 100. Essa foi a posição mais alta do País desde a primeira edição do ranking.
De acordo com o relatório, desde 2024, a China registrou uma alta estatisticamente significativa em seis dos oito pilares do ranking e em dois terços dos atributos medidos, decorrentes de esforços estratégicos, incluindo projetos do Cinturão e Rota, um foco maior na sustentabilidade, marcas nacionais mais fortes e reabertura pós-pandemia para visitantes.
O ranking mostra que a queda do Reino Unido para o terceiro lugar, atrás da China, reflete um período de estagnação das percepções de marca-nação do país. Apesar de as pontuações do Reino Unidos permanecerem relativamente estáveis, a falta de progresso em pilares-chave – especialmente Negócios e Comércio, caiu para 6ª posição, e Governança, para o 3ª. Isso indica que o Reino Unido deve reforçar sua estratégia de Soft Power, segundo o relatório.
O Global Soft Power Index é realizado pela Brand Finance com base em uma pesquisa com mais de 170.000 entrevistados, de mais de 100 países, para reunir dados sobre percepções globais de todos os 193 estados-membros das Nações Unidas.
Dessa forma, o estudo fornece uma análise aprofundada do status evolutivo do Soft Power das nações, à medida que navegam por mudanças e desafios globais significativos. Soft Power é a capacidade de uma nação de influenciar outras na arena internacional por meio de atração e persuasão, em vez de coerção. Cada nação é pontuada em 55 métricas diferentes para chegar a uma pontuação geral de 100 e classificada em ordem de 1º a 193º.
Ranking | 1 | 2 | 3 |
NEGÓCIOS & COMÉRCIO | Japão | Estados Unidos | Alemanha |
Fácil de fazer negócios | China | Emirados Árabes Unidos | Canadá |
Economia forte e estável | Suíça | Alemanha | Japão |
Produtos e marcas apreciados mundialmente | Estados Unidos | Japão | Itália |
Potencial de crescimento futuro | China | Índia | Índia |
CULTURA & PATRIMÔNIO | Itália | França | Estados Unidos |
Influente nas artes e no entretenimento | Estados Unidos | França | Japão |
Comida apreciada mundialmente | Itália | França | México |
Ótimo lugar para visitar | Suíça | Itália | França |
Patrimônio rico | Egito | Grécia | China |
Estilo de vida atraente | Suíça | Suécia | Canadá |
Líderes nos esportes | Brasil | Argentina | Estados Unidos |
GOVERNANÇA | Suíça | Japão | Reino Unido |
Líderes governamentais admirados internacionalmente | Estados Unidos | Reino Unido | Alemanha |
Politicamente estável e bem governado | Suíça | Suécia | Canada |
Altos padrões éticos e baixa corrupção | Japão | Suíça | Suécia |
Seguro e protegido | Suíça | Finlândia | Japão |
Respeita as leis e os direitos humanos | Reino Unido | Suíça | Canadá |
RELAÇÕES INTERNACIONAIS | Estados Unidos | Reino Unido | Alemanha |
Influente em círculos diplomáticos | Estados Unidos | Reino Unido | Alemanha |
Ajuda outros países necessitados | Estados Unidos | Canadá | Reino Unido |
Boas relações com outros países | Suíça | Canadá | Austrália |
MÍDIA & COMUNICAÇÃO | Estados Unidos | Reino Unido | Alemanha |
Fácil de se comunicar | Reino Unido | Canadá | Austrália |
Assuntos que acompanho de perto | Estados Unidos | Reino Unido | China |
Mídia influente | Estados Unidos | Reino Unido | França |
Mídia confiável | Suíça | Suécia | Reino Unido |
PESSOAS & VALORES | Suíça | Canadá | Japão |
Generoso | Canadá | Japão | Itália |
Divertido | Brasil | Itália | Espanha |
Amigável | Itália | Espanha | Grécia |
Confiável | Suíça | Japão | Suécia |
Tolerante e inclusivo | Canadá | Suécia | Países Baixos |
EDUCAÇÃO & CIÊNCIA | Estados Unidos | Japão | China |
Avançado em ciência | Estados Unidos | Japão | China |
Sistema educacional forte | Reino Unido | Japão | Alemanha |
Avançado em tecnologia e inovação | Japão | China | Estados Unidos |
Investe na exploração espacial | Estados Unidos | China | Rússia |
FUTURO SUSTENTÁVEL | Japão | Suíça | Suécia |
Cidades e transportes sustentáveis | Japão | Alemanha | Suíça |
Investe em energia verde e tecnologias | Japão | Alemanha | Suécia |
Apoia esforços globais para conter as mudanças climáticas | Reino Unido | Estados Unidos | Canadá |
Atua para proteger o meio ambiente | Suíça | Suécia | Noruega |
0 | 0 | 0 | 0 |
Ranking | 1 | 2 | 3 |
Familiaridade | Estados Unidos | França | Reino Unido |
Reputação | Suíça | Japão | Canadá |
Influência | Estados Unidos | China | Reino Unido |
Recomendação para investir | Suíça | Canadá | Alemanha |
Recomendação para comprar produtos e serviços | Suíça | Japão | Alemanha |
Recomendação para trabalhar | Suíça | Canadá | Suécia |
Recomendação para estudar | Reino Unido | Suíça | Canadá |
Recomendação para visitar | Suíça | Itália | Espanha |
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