Assinar

Global Soft Power Index 2025: China cresce e Brasil estaciona

Buscar

Global Soft Power Index 2025: China cresce e Brasil estaciona

Buscar
Publicidade
Marketing

Global Soft Power Index 2025: China cresce e Brasil estaciona

Pela primeira vez, a China ultrapassou o Reino Unido no ranking da Brand Finance enquanto Brasil permanece na 31ª posição há dois anos


20 de fevereiro de 2025 - 6h01

Global Soft Power Index 2025

Brasil permanece na 31ª posição do Global Soft Power Index, ranking da Brand Finance (Crédito: Red Sdecoret/Shutterstock)

Os Estados Unidos continuam como a nação de soft power mais influente de mundo. Porém, a China cresce e fica em segundo lugar, ultrapassando pela primeira vez o Reino Unido. Isso é o que revela a sexta edição do Global Soft Power Index, ranking da Brand Finance que indica a capacidade dos países de influenciar outros, considerando fatores como comportamentos e preferências.

O Brasil, por sua vez, continua figurando em 31º lugar, mesma colocação obtida em 2024 e 2023. Ao considerar todas as edições do Global Soft Power Index, a melhor posição do País foi 28º em 2022, enquanto a pior foi em 2021, quando estava em 35º lugar.

Apesar da estagnação do Brasil, a reputação do País como uma potência nos esportes é inegável, uma vez que o Brasil lidera o ranking global de “líderes nos esportes”, segundo o relatório, devido ao seu legado duradouro no futebol, em grandes torneios internacionais e em jogadores de classe mundial.

O Brasil também se destaca como potência cultural, visto que ocupa a 15ª posição no pilar “Cultura e Patrimônio”. Segundo o levantamento, eventos, como o Carnaval, o alcance global crescente dos gêneros musicais brasileiros e uma forte indústria do turismo aumentam o apelo internacional da nação. Além disso, o País é reconhecido como o lar das pessoas mais “divertidas” do mundo e ocupa o 9º lugar por ser percebido como “amigável”.

Entretanto, o que continua mantendo o Brasil estagnado no Global Soft Power Index são os desafios de governança. O País aparece em 76º lugar em Governança, com percepções baixas para ‘altos padrões éticos e baixa corrupção’ (133º globalmente) e ‘seguro e protegido’ (152º globalmente). O relatório indica que a constante instabilidade política, assim como a preocupações sobre crime e transparência, seguem sendo os obstáculos para fortalecer a confiança e a credibilidade internacionais.

Na América latina, na sexta edição do Global Soft Power Index, a Argentina caiu quatro posições, figurando em 42º, e o México duas, ficando em 43º. Segundo o levantamento, esses declínios são motivados, em grande parte, por pontuações mais baixas em Governança, Educação e Ciência e Futuro Sustentável, embora todas as três nações (Brasil, México e Argentina) continuem pontuando alto em Familiaridade, classificando-se em 12º, 19º e 6º, respectivamente.

Entretanto, nem toda a América Latina está em declínio no soft power. El Salvador é o país que mais cresce globalmente, subindo 35 posições e atingindo a 82ª posição no ranking. O relatório indica que isso é resultado de melhorias em oito pilares. Além disso, outros países da região estão crescendo, como Chile (54º), Colômbia (61º) e Panamá (64º).

Estados Unidos mantém liderança, mas China avança

Os Estados Unidos mantêm a 1ª posição do Global Soft Power Index, com uma pontuação recorde de 79,5 em 100. Por mais um ano, o país lidera nos KIPs de familiaridade e influência, três dos oito pilares do soft power, e está em primeiro lugar em 12 dos 35 atributos de marca nacional.

Por outro lado, o ranking mostra que a reputação dos EUA foi atingida, caindo quatro posições, deixando o país na15ª posição globalmente, e a governança do país também caiu quatro posições, chegando no 10º lugar. O relatório indica que isso provavelmente acontece devido a tensões políticas internas e à natureza polarizadora da campanha presidencial, que estava em andamento durante o período da votação.

Pela primeira vez, a China ultrapassou o Reino Unido no Global Soft Power Index, ficando em 2º lugar, com uma pontuação de 72,8 em 100. Essa foi a posição mais alta do País desde a primeira edição do ranking.

De acordo com o relatório, desde 2024, a China registrou uma alta estatisticamente significativa em seis dos oito pilares do ranking e em dois terços dos atributos medidos, decorrentes de esforços estratégicos, incluindo projetos do Cinturão e Rota, um foco maior na sustentabilidade, marcas nacionais mais fortes e reabertura pós-pandemia para visitantes.

O ranking mostra que a queda do Reino Unido para o terceiro lugar, atrás da China, reflete um período de estagnação das percepções de marca-nação do país. Apesar de as pontuações do Reino Unidos permanecerem relativamente estáveis, a falta de progresso em pilares-chave – especialmente Negócios e Comércio, caiu para 6ª posição, e Governança, para o 3ª. Isso indica que o Reino Unido deve reforçar sua estratégia de Soft Power, segundo o relatório.

Metodologia

O Global Soft Power Index é realizado pela Brand Finance com base em uma pesquisa com mais de 170.000 entrevistados, de mais de 100 países, para reunir dados sobre percepções globais de todos os 193 estados-membros das Nações Unidas.

Dessa forma, o estudo fornece uma análise aprofundada do status evolutivo do Soft Power das nações, à medida que navegam por mudanças e desafios globais significativos. Soft Power é a capacidade de uma nação de influenciar outras na arena internacional por meio de atração e persuasão, em vez de coerção. Cada nação é pontuada em 55 métricas diferentes para chegar a uma pontuação geral de 100 e classificada em ordem de 1º a 193º.

Confira o ranking abaixo

Ranking123
NEGÓCIOS & COMÉRCIOJapãoEstados UnidosAlemanha
Fácil de fazer negóciosChinaEmirados Árabes UnidosCanadá
Economia forte e estávelSuíçaAlemanhaJapão
Produtos e marcas apreciados mundialmenteEstados UnidosJapãoItália
Potencial de crescimento futuroChinaÍndiaÍndia
CULTURA & PATRIMÔNIOItáliaFrançaEstados Unidos
Influente nas artes e no entretenimentoEstados UnidosFrançaJapão
Comida apreciada mundialmenteItáliaFrançaMéxico
Ótimo lugar para visitarSuíçaItáliaFrança
Patrimônio ricoEgitoGréciaChina
Estilo de vida atraenteSuíçaSuéciaCanadá
Líderes nos esportesBrasilArgentinaEstados Unidos
GOVERNANÇASuíçaJapãoReino Unido
Líderes governamentais admirados internacionalmenteEstados UnidosReino UnidoAlemanha
Politicamente estável e bem governadoSuíçaSuéciaCanada
Altos padrões éticos e baixa corrupçãoJapãoSuíçaSuécia
Seguro e protegidoSuíçaFinlândiaJapão
Respeita as leis e os direitos humanosReino UnidoSuíçaCanadá
RELAÇÕES INTERNACIONAISEstados UnidosReino UnidoAlemanha
Influente em círculos diplomáticosEstados UnidosReino UnidoAlemanha
Ajuda outros países necessitadosEstados UnidosCanadáReino Unido
Boas relações com outros paísesSuíçaCanadáAustrália
MÍDIA & COMUNICAÇÃOEstados UnidosReino UnidoAlemanha
Fácil de se comunicarReino UnidoCanadáAustrália
Assuntos que acompanho de pertoEstados UnidosReino UnidoChina
Mídia influenteEstados UnidosReino UnidoFrança
Mídia confiávelSuíçaSuéciaReino Unido
PESSOAS & VALORESSuíçaCanadáJapão
GenerosoCanadáJapãoItália
DivertidoBrasilItáliaEspanha
AmigávelItáliaEspanhaGrécia
ConfiávelSuíçaJapãoSuécia
Tolerante e inclusivoCanadáSuéciaPaíses Baixos
EDUCAÇÃO & CIÊNCIAEstados UnidosJapãoChina
Avançado em ciênciaEstados UnidosJapãoChina
Sistema educacional forteReino UnidoJapãoAlemanha
Avançado em tecnologia e inovaçãoJapãoChinaEstados Unidos
Investe na exploração espacialEstados UnidosChinaRússia
FUTURO SUSTENTÁVELJapãoSuíçaSuécia
Cidades e transportes sustentáveisJapãoAlemanhaSuíça
Investe em energia verde e tecnologiasJapãoAlemanhaSuécia
Apoia esforços globais para conter as mudanças climáticasReino UnidoEstados UnidosCanadá
Atua para proteger o meio ambienteSuíçaSuéciaNoruega
0000
Ranking123
FamiliaridadeEstados UnidosFrançaReino Unido
ReputaçãoSuíçaJapãoCanadá
InfluênciaEstados UnidosChinaReino Unido
Recomendação para investirSuíçaCanadáAlemanha
Recomendação para comprar produtos e serviçosSuíçaJapãoAlemanha
Recomendação para trabalharSuíçaCanadáSuécia
Recomendação para estudarReino UnidoSuíçaCanadá
Recomendação para visitarSuíçaItáliaEspanha
    

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Perdigão patrocinará segundo jogo da NFL no Brasil

    Perdigão patrocinará segundo jogo da NFL no Brasil

    Por meio da submarca Perdigão na Brasa, empresa busca se posicionar como o churrasco oficial do esporte

  • Nestlé monta circuito de provas na Avenida Paulista inspiradas no BBB

    Nestlé monta circuito de provas na Avenida Paulista inspiradas no BBB

    A ação acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro na área externa do shopping Cidade São Paulo e distribuirá brindes da marca para os vencedores