Gradiente lança linha chamada Iphone
Fabricante afirma deter a marca com exclusividade no Brasil desde janeiro de 2008
Fabricante afirma deter a marca com exclusividade no Brasil desde janeiro de 2008
Roseani Rocha
18 de dezembro de 2012 - 1h14
A Gradiente está fechando 2012 com uma notícia inusitada: o lançamento, a partir desta terça-feira 18, de uma linha de smartphones chamada Iphone.
A marca, conhecida pelos celulares inteligentes da Apple que levam a grafia iPhone no mundo inteiro, teria sido registrada no Brasil pela IGB Eletrônica S.A, companhia brasileira de capital aberto e sucessora da Gradiente S.A, que completa 50 anos em 2014. O pedido de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) teria sido feito em 2000 e concedido em 02 de janeiro de 2008, para uso até 2018.
E por que a empresa não teria usado a marca até hoje? A justificativa em comunicado foi de que “sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios”. Isso aconteceu, segundo a empresa, no início deste ano com o arrendamento e gestão da marca Gradiente pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD) – hoje, 40% da CBTD pertence à Holding dos Acionistas da Gradiente (HAG), criada para abrigar os dois mil acionistas da IGB Eletrônica.
A CBTD produz celulares, tablets, aparelhos de áudio e vídeo, máquinas fotográficas e monitores, e decidiu agora incluir smartphones em seu portfolio. A primeira série de celulares da “família Iphone” virá sob o modelo Neo One. O final do comunicado da Gradiente afirma:
“A Gradiente está confiante numa grande aceitação da família IPHONE pelos consumidores brasileiros, permitindo que a empresa aumente sua participação nas vendas de smartphones no País. Como a Gradiente, no Brasil, detém o registro de uso exclusivo da marca IPHONE, em telefones e respectivos acessórios, esta companhia adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual em nosso País”.
A Apple foi procurada pela reportagem do Meio & Mensagem e ainda não se pronunciou a respeito de que medidas pretende tomar em relação ao lançamento da companhia brasileira.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca