Roseani Rocha
4 de novembro de 2024 - 6h00
Sissi Freeman, VP de marketing, com os lançamentos em perfumaria para o Natal deste ano (Crédito: Divulgação)
Em muitos aspectos, a natureza exuberante do Brasil foi a inspiração para os produtos, embalagens e ações de comunicação da Granado/Phebo, ao longo da história centenária da marca. Para a campanha de Natal deste ano, no entanto, um ecossistema tão encantador quanto a vegetação local, mas menos debatido, é o mote da comunicação: o fundo do mar.
Para a data, a companhia elaborou duas novas fragrâncias – Oásis e Tropicália – e investiu em itens presenteáveis, como um enfeite de pendurar que, dentro, carrega um sabonete da marca, além de outros produtos da linha em embalagens especiais para as festas natalinas.
Sissi Freeman, vice-presidente de marketing da Granado, esteve em São Paulo para apresentar as novidades da companhia para o Natal. A estratégia de comunicação, segundo a executiva, abrange um pouco de tudo: influenciadores, jornais, revistas, OOH. “Também investimos muito em estar presentes em locais onde o cliente não espera, como em eventos, nos banheiros de hotéis e restaurantes, em maternidades, com a linha Bebê”, conta.
Impulso de final do ano
Sissi revela que as vendas dessa reta final do ano representam 30% do total da companhia, que, em 2024, deverá registrar faturamento líquido de R$ 1,6 bilhão.
“Estamos crescendo este ano, aproximadamente, 25% versus o ano passado. O atacado cresce, mas quem está puxando muito é realmente o varejo, que está crescendo mais de 40%. Por isso, temos uma expectativa tão grande para este Natal, já que o Natal é 30% das vendas do varejo”, diz.
O site da marca é o pilar de vendas que mais cresce, mas ainda é o menor canal. No entanto, a estratégia é omnichannel. Hoje, 24% das vendas do online têm produtos saindo das lojas próprias. “E vamos inaugurar, agora em dezembro, uma dark store aqui em São Paulo, que também vai abastecer as lojas. Virou a Black Friday, a dark store começa a operar, para que o faturamento da Black Friday não atrapalhe essa venda, especialmente em site, que as pessoas começam um pouquinho antes a fazer, porque muito em cima (do Natal) ficam com medo de não chegar”, analisa.
O que está motivando a inauguração dessa darkstore é o fato de São Paulo já ser, hoje, o principal mercado para a Granado, nas compras online.
Expansão e separação de marcas
A companhia abriu, recentemente, sua centésima loja no País, e a sexta em Brasília. E possui dez unidades fora do Brasil (contando com uma sendo inaugurada esta semana no shopping Aventura, em Miami). Em dezembro, inaugurará mais uma, desta vez no Soho, em Nova York.
Em 2025, o planejamento prevê a abertura de mais dez lojas no Brasil, com destaque para uma exclusiva da marca Phebo, em Belém (PA), terra de origem da marca, além de quatro no exterior. “Estamos estudando algumas oportunidades de espaços em lojas de departamentos fora do Brasil. E também um projeto de quiosques, com a Perfumaria Phebo”, conta Sissi.
A executiva lembra que Phebo acabou de passar por um rebranding, com a inauguração, no Rio de Janeiro, há dois meses, de uma nova loja-conceito, com projeto assinado por Gigi Barreto, da CasaVidaCenário. Segundo, Sissi, o projeto deixou a loja muito aconchegante, mas com muita planta. E carregada de elementos inspirados em Belém, como uma obra do artista Marinaldo Santos.
Ano que vem, as de São Paulo e de Salvador também serão reformadas. E, paralelamente, haverá a expansão da marca via quiosques.
“Estamos separando as marcas. As lojas da Granado que ficam perto de lojas Phebo já não têm mais produtos da Phebo no portfólio. Começamos recentemente esse movimento”, afirma a vice-presidente.