Assinar

Grupo Boticário cria projeto educacional de combate ao etarismo

Buscar

Grupo Boticário cria projeto educacional de combate ao etarismo

Buscar
Publicidade
Marketing

Grupo Boticário cria projeto educacional de combate ao etarismo

Trilha Antietarista terá módulos de conteúdo informativo sobre o tema para consumidores, revendedores, colaboradores, parceiros e público geral


30 de julho de 2024 - 17h48

Boticário etarismo

Atriz Maria Gal e jornalista Maria Cândida apresentam os conteúdos da Trilha Antietarista do Grupo Boticário (Crédito: Divulgação)

A partir deste dia 30, o Grupo Boticário coloca no ar a Trilha Antietarista, novo projeto de seu pilar de diversidade e inclusão que visa ajudar a combater preconceito e derrubar os estereótipos atribuídos às pessoas mais velhas.

Essa será a quarta trilha educativa apresentada pelo grupo de beleza, que nos últimos anos já fez o mesmo trabalho em relação às pautas de racismo, LGBTfobia e capacitismo.

Neste ano, o grupo procurou extrapolar o projeto para o público consumidor, que também terá acesso aos conteúdos e informações oferecidas pelo grupo.

“Acreditamos que abrir para diversos públicos seja uma forma de ampliar a reflexão dos temas abordados, com o objetivo de incentivar uma nova postura social, buscando construir uma sociedade mais respeitosa, diversa e inclusiva”, explica Rony Santos, gerente sênior de diversidade e inclusão do Grupo Boticário.

Antietarismo: os projetos do Grupo Boticário

Essa não é a primeira vez que o Grupo Boticário abre o projeto das Trilhas de Diversidade para o público final. Em 2022, quando abraçou a proposta de abordar as formas e a importância de combater a LGBTfobia, a companhia também estendeu o projeto, que contempla seus colaboradores, revendedores e parceiros de negócios, ao público consumidor.

No caso específico do preconceito existente em relação às pessoas mais velhas, o porta-voz do grupo afirma que foi detectada uma lacuna em relação à abordagem e aprofundamento no tema.

“A empresa nota que as mulheres maduras têm pouco ou nenhum protagonismo nas redes sociais, onde se formam opiniões e ocorrem discussões importantes sobre temas relevantes que movem a sociedade, como o próprio etarismo”, diz Santos.

A Trilha Antietarista do Grupo Boticário terá, ao todo, quatro módulos em vídeo, totalizando um programa de formação de 50 minutos.

Para os consumidores e público geral, serão abordados três tópicos: Etarismo, Sociedade e Longevidade. Os temas serão conduzidos pela jornalista Maria Cândida e pela atriz Maria Gal, que já fizeram projetos junto ao grupo.

Além dos temas direcionados ao público final, a Trilha também contempla o tema de convivência intergeracional, cujo consumo é obrigatório para todos os colaboradores da companhia. Outros aspectos do etarismo e de maneiras de evitar e combater estereótipos geracionais também foram preparados para públicos internos específicos, como revendedores, fornecedores, recrutadores e parceiros.

O tema do etarismo já vem sendo trabalhado pelo grupo em suas ações de marketing e comunicação há algum tempo. Em 2020, a companhia lançou o projeto Geração Botik, que procurava mostrar que a idade não era um fator limitante para a influência digital.

Em 2022, também para a marca de cuidados faciais Botik, a jornalista Maria Cândida participou de um projeto com foco no publico com mais de 45 anos.

“Não existe beleza quando limitamos o significado da palavra”, diz o gerente sênior, lembrando que, em 2022, o grupo criou o Movimento Beleza Diversa, unindo as marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold em um compromisso para promover e divulgar um ideal de beleza sem estereótipos.

“Costumamos dizer que D&I é uma jornada e para evoluir de forma consistente, as ações devem estar conectadas entre si, garantindo a coerência entre aquilo que é dito e aquilo que é feito. Agindo de dentro para fora, conseguimos também compreender os nossos consumidores em uma escala cada vez mais ampla e mais profunda, respondendo com agilidade aos seus desejos e necessidades”, conclui Santos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também