Grupo Kroton revê arquitetura de marcas
FutureBrand trabalhou um ano no projeto que visa aumentar geração de valor para instituições de ensino e o próprio grupo
FutureBrand trabalhou um ano no projeto que visa aumentar geração de valor para instituições de ensino e o próprio grupo
Roseani Rocha
18 de setembro de 2014 - 8h00
Começa a ser visto pelo mercado esta semana um trabalho iniciado há um ano pela FutureBrand para atualizar a maioria das marcas que compõem o Grupo Kroton e a da própria instituição do setor educacional. O objetivo do projeto, segundo Hélio Mariz de Carvalho, sócio da agência de branding, é gerar valor tanto para a marca guarda-chuva, Kroton, que se relaciona predominantemente com o setor financeiro e investidores, quanto para as de universidades e escolas do grupo, que dialogam predominantemente com professores, estudantes e potenciais alunos.
Além de estabelecer um papel claro para cada marca, a ideia era também aproximá-las de alguma forma, fortalecendo todas.
Passaram pela atualização as marcas Pitágoras, Unopar, Unic, Unime e Fama (não entrou na iniciativa a do Grupo Anhanguera). “O Grupo Kroton cresceu muito, em função de aquisições. Em determinado momento, havia várias marcas que se relacionavam entre si e com a marca Kroton sem que houvesse reflexão sobre isso ou um estudo sobre qual caminho mais indicado para caminhar em relação ao futuro”, explica Carvalho.
O trabalho da FutureBrand foi resultado de pesquisas com os públicos de relacionamento de cada marca, ações de campo, para conhecer as unidades de ensino, e avaliações internas. O sócio da agência ressalta que algumas marcas eram muito queridas em suas regiões de atuação, onde desenvolvem trabalho de marketing grande, e parte das preocupações da FutureBrand foi não perder esses ativos. “A ideia era construir algo novo sobre uma trajetória já bem-sucedida. São soluções visuais que contêm diferenças importantes, mas não contrastantes”, destacou Hélio Carvalho.
Deve levar mais um ano até que todos os pontos de contato das instituições estejam atualizados com as novas marcas. Veja a seguir a definição da FutureBrand para cada marca:
Kroton – A nova marca representa a trajetória de vida de milhares de jovens brasileiros. Cada curva representa um ponto de virada. Representa a conquista e a superação. Representa este novo momento.
Pitágoras – O teorema de Pitágoras, o coração da marca, ganha nova vida. Tudo aquilo que é preciso, racional, lógico, passa a ser enriquecido com dinamismo, jovialidade e energia.
Unic – Alcançar um objetivo começa com o trilhar de um caminho. Com inspiração no símbolo do infinito, a nova Unic explora a ideia de percurso e dos momentos cruciais de escolha da vida.
Unopar – Solidez e força dão o tom para a marca da universidade. A marca Unopar ganha luminosidade, modernidade e proximidade.
Unime – A chama do conhecimento é o ponto de partida da marca. Com traços dinâmicos e cores cheias de energia, Unime ganha ainda mais personalidade e modernidade.
Fama – O companheirismo é a alma da Fama. Acolhedora e envolvente, caminha com seus alunos em direção ao conhecimento.
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