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Marketing

Grupo Ultra relança postos Texaco no Brasil

Primeira unidade será inaugurada quinta-feira, 31, em Santa Catarina; dona dos postos Ipiranga também está prestes a trazer a marca Krispy Kreme para o País


30 de outubro de 2024 - 12h03

Fachada posto Texaco

Primeira unidade da nova fase da Texaco no Brasil será inaugurado na quinta-feira, 31, em Santa Catarina (crédito: Tada Images/Shutterstock)

Nesta quinta-feira, 31, em Palhoça, no estado de Santa Catarina, será inaugurado o primeiro posto Texaco na nova fase marca no País, agora controlada pelo Grupo Ultra, dona dos postos Ipiranga e da Ultragaz. A empresa brasileira fechou um contrato de licenciamento com Chevron.

As companhias têm relacionamento próximo desde 2018, quando criaram a joint venture Iconic para comercializar os lubrificantes da Texaco no Brasil.

A empresa brasileira será responsável pela comercialização e venda de combustíveis Texaco com tecnologia Techron, pela operação das lojas de conveniência Star Mart e pelo gerenciamento do serviço de troca de óleo Star Lube. Além disso, o Brasil será o primeiro país a receber etanol com o aditivo Techron.

A bandeira norte-americana ingressou no Brasil em 1915 e abriu seu primeiro posto em 1950. Encerrou as operações em 2008. Na ocasião, vendeu seus dois mil postos para o Grupo Ultra. Todos viraram Ipiranga.

De acordo com Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, em entrevista ao Brasil Journal, estudos estimulados e não-estimulados do Grupo Ultra indicaram a Texaco como a quarta marca mais lembrada no País, após Ipiranga, Shell e BR.

Estratégia de comunicação

Em sua volta ao Brasil, Texaco adotará o slogan “Vem viver seu máximo”. O posicionamento está alinhado ao direcionamento global da marca, lastreado na tecnologia de aditivados de alta performance Techron.

A Bullet, que também atende Ipiranga (a conta de publicidade é da Talent), é a agência responsável por desenvolver a comunicação da marca no Brasil, incluindo social media, mídia digital, rádio, out-of-home (OOH), pontos de venda, experience e o institucional online da marca.

“Nosso objetivo é reforçar a presença da Texaco em cada ponto de contato com o público, celebrando a conexão histórica que os consumidores têm com a marca”, explica Fernando Figueiredo, CEO da Bullet.

A primeira ação acontece nesta quinta-feira, 31, durante a inauguração do posto em Palhoça. Das 9h às 10h, os carros vermelhos que visitarem o posto serão presenteados com 20 litros da gasolina Texaco Techron.

Neste momento, as ações de marketing focarão em gerar relevância e visibilidade, segundo Barbara. “É o reencontro com o consumidor que valoriza um portfólio premium. Inauguramos assim uma estratégia de dual brand por meio de uma marca brasileira icônica e uma gigante em seu setor, que é a Ipiranga, e oferecemos uma opção internacional focada em tecnologia e performance nos Postos Texaco, contribuindo para um mercado mais diverso”, afirma.

Operações do Grupo Ultra e novos negócios

O Grupo Ultra possui 5,9 mil postos de combustíveis Ipiranga, 1.540 lojas AmPm, 1.145 unidades Jet Oil e 795 padarias. Também integram o grupo a Ultragaz, de gás liquefeito de petróleo (GLP), energia elétrica renovável (distribuída pela Ultragaz Energia Inteligente), e gás natural comprimido (GNC) e biometano;Ultracargo, de logística; e Hidrovias do Brasil, de soluções logísticas de baixo carbono.

O portfólio do grupo crescerá em breve. A rede de lojas AmPm estabeleceu uma joint venture com a rede norte-americana de donuts Krispy Kreme para lançar a marca no mercado brasileiro. As primeiras unidades devem ser abertas até o início de 2025.

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