Havaianas mescla passado e futuro com Tradi Zori
Novo shape de sandália tem lançamento global por meio de collab com a grife de streetwear mastermind JAPAN
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Roseani Rocha
10 de junho de 2020 - 6h00
Inspirada pelo início de sua própria história e pelo clima festivo nipônico que estava tomando conta do mercado internacional até antes de a pandemia da Covid-19 atrapalhar a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, a Alpargatas criou um formato especial de Havaianas, que está chegando ao mercado neste mês de junho – sim, as dúvidas sobre a Olimpíada e, depois, o adiamento para 2021 não mudaram os planos de lançamento e a empolgação da marca com a novidade.
Trata-se de um novo “shape” de sandália, batizado Tradi Zori, justamente porque remete ao modelo de sandália japonesa, feita com palha de arroz – a zori – que deu origem às Havaianas e a seu desenho original, aquele chinelo “tradicional” da marca, em duas cores, que lá nos anos 1990 os surfistas começaram a virar a sola e deram ideia à própria marca de levar a criatividade ao infinito no que dizia respeito a explorar combinações de cores e estampas possíveis. Nos últimos anos, a Alpargatas até fez algumas variações de formato, mas todas muito mais sutis em relação ao que Tradi Zori irá representar agora.
Resgatando a inspiração da zori para o modelo que lançou em 1962, a Havaianas atualiza seu design com a Tradi Zori, que é uma sandália com solado mais largo, base traseira quadrada e tira de tecido. O lançamento, ocorrido no Japão no último dia 3 de junho, trouxe uma parceria da Alpargatas com a mastermind JAPAN, ícone da moda “streetstyle” japonesa. Essa é a primeira de algumas colaborações que serão possíveis para o novo shape. Fernanda Romano, diretora executiva de marketing da Alpargatas, revela que até o final deste ano ainda, deverá haver lançamento de outra collab para o modelo.
Agora, no entanto, o foco é total na Tradi Zori mastermind JAPAN, grife criada em 1997 pelo designer Masaaki Homma, que tem como ícone caveiras estilizadas em diferentes tipos de produto. No Brasil, a sandália será vendida exclusivamente no e-commerce da Guadalupe Store (www.gdlp.com.br), a partir do dia 17 de junho – a loja é considerada “formadora de opinião” e curadora no assunto streetwear no País.
Mesmo com a pandemia, o lançamento, conta Fernanda Romano, foi adiado no máximo em duas semanas e o projeto vinha sendo tocado desde o início do segundo semestre do ano passado. “Quem curte Havaianas para valer, tem que ter uma trad. E a Tradi Zori com a mastermind é a resposta da Havaianas ao sneaker de sola grossa, aos códigos estéticos de streetwear e nos permite falar com um público com o qual não conversávamos”, afirma a executiva, para quem o lançamento do shape Tradi Zori – apoiado na comunicação pela agência Circus, do grupo S4 Capital, de Martin Sorrell – é mais um momento histórico da marca que em 2022 completará 60 anos.
O próprio shape que está sendo lançado tem um posicionamento unissex e além de edições especiais em colaboração terá versões em cinco combinações de cores, remetendo às opções da Havaianas Tradicional. “Cria-se um shape de Havaianas que começa a criar uma nova categoria de Havaianas. A primeira onda é com a mastermind. Depois, a criatividade é o limite”, acrescenta Fernanda.
Embora inspirada na Havaianas hoje mais básica, a Tradi Zori é um produto mais sofisticado e com precificação mais elevada. No caso da collab com a mastermind, por exemplo, o preço é acordado entre as duas marcas e, com edição limitada, a ideia é que seja mais item de colecionador mesmo. Os pares colocados à venda no site da Atmos, uma loja famosa de streetwear de Tokyo foram vendidos em dez minutos. E o planejado para vender no Japão inteiro, em duas horas.
A Tradi Zori fora da collab com a mastermind começa a ser vendida a partir de agosto no e-commerce de Havaianas e também em lojas-conceito da marca, quando estas puderem funcionar, segundo orientações de cada cidade por conta da pandemia (as lojas que devem receber o produto são as da Rua Oscar Freire e shopping Iguatemi, em São Paulo; e da rua Garcia D’Ávila, no Rio de Janeiro). Ações de comunicação, depois de ações de seeding com influenciadores, estão planejadas para julho.
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