Henrique Meirelles assume JF
Holding controla empresas como JBS, Flora, Vigor, Banco Matone e Eldorado. Ex-presidente do Banco Central deve ser nomeado presidente do grupo nesta segunda-feira 5
Holding controla empresas como JBS, Flora, Vigor, Banco Matone e Eldorado. Ex-presidente do Banco Central deve ser nomeado presidente do grupo nesta segunda-feira 5
Janaina Langsdorff
5 de abril de 2012 - 8h30
Henrique Meirelles, que foi presidente do Banco Central durante os oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de ser indicado para assumir a presidência da holding J&F Participações. A expectativa é que ele já inicie seu trabalho após a oficialização do anúncio, prevista para acontecer nesta segunda-feira, 5. De acordo com informações da Revista Veja, Meirelles deve montar o plano de atuação global da controladora do frigorífico JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo.
Recentemente, a JBS reestruturou a arquitetura de seu portfolio, reduzido em apenas duas marcas, a Friboi, fundada há 60 anos pelo patriarca da família, José Batista Sobrinho, e a americana Swift, adquirida em 2007. O império criado em Goiás pela família Batista é dono ainda da fabricante de produtos de limpeza Flora, além do Banco Matone, do Rio Grande do Sul, dono de uma carteira de crédito da ordem de R$ 2 bilhões. Também faz parte do grupo a Vigor, presidida por Gilberto Xandó, que prepara o retorno da marca ao mercado de capitais conduzindo-a rumo a um agressivo plano de expansão além das fronteiras de São Paulo.
A atuação da companhia foi marcada nos últimos anos por uma série de aquisições que levaram a uma enorme diversificação das atividades. Da carne in natura, iogurtes e operações de crédito, o clã dos Batista passou a atuar também no mercado de celulose, com a Eldorado Celulose e Papel, fundada em 2011 com o objetivo de se tornar a maior do mundo em celulose de fibra curta. Fábricas de reciclagem, biodiesel, colágeno, latas e envoltórios, além de uma transportadora, complementam os negócios da J&F.
Compartilhe
Veja também
Experiências em comunidades: a estratégia da Sephora no Brasil
Com investimento em eventos próprios e ampliação das oportunidades em lojas físicas, executivos contam a estratégia da marca no Brasil
Como a Shopee está expandindo negócios em retail media
Marketplace lança opções de mídia para não vendedores a fim de oferecer mais valor para as marcas e enriquecer a experiência do consumidor na plataforma