Para profissionais, IA segue como tendência para o marketing em 2025
Tecnologia aparece com expectativa de tendência pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Panorama de Marketing e Vendas no Brasil de 2024, da RD Station
Para profissionais, IA segue como tendência para o marketing em 2025
BuscarPara profissionais, IA segue como tendência para o marketing em 2025
BuscarTecnologia aparece com expectativa de tendência pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Panorama de Marketing e Vendas no Brasil de 2024, da RD Station
Meio & Mensagem
11 de junho de 2024 - 13h30
Os debates sobre a inteligência artificial (IA) se aqueceram a partir do ano passado e, para profissionais de marketing, a tecnologia seguirá como tendência para a área no ano que vem.
(Créditos: Premreuthai/Adobestock)
O dado é fruto da edição deste ano do Panorama de Marketing e Vendas no Brasil, realizado pela RD Station. Dentre os 1.641 correspondentes, a inteligência artificial aparece em primeiro lugar nas respostas sobre as principais tendências de Marketing no próximo ano, com 61% das menções.
A RD Station alerta para o fato de que a tecnologia foi destaque no relatório do ano passado e que seu uso extrapola apenas a IA generativa. Entre as possibilidades do seu uso estão a criação de listas de leads mais qualificados e a otimização de envios de e-mail. O ponto é: a IA será utilizada no marketing, e a grande questão é a forma como será aplicada.
Além da IA, aparecem como tendência a atuação omnichannel, com ampliação de canais de contato (40%) e social selling, ou seja, venda de produtos e serviços por meio das redes sociais (38%).
Os resultados da pesquisa indicam, ainda, que o marketing deverá considerar a variação de tipos de conteúdo e mix de canais como diferenciais competitivos. No quarto lugar, também com 38% das respostas, profissionais citaram o conteúdo em vídeo como tendência.
Depois, estão storytelling com dados (35%) e hipersegmentação, personalização e relacionamento via bots para automatizar o contato com leads e clientes, ambas as estratégias com 33% das citações.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano