IAB: 85% dos anunciantes consideram games como anúncio premium
Guia "Mudando o Jogo: Como a Publicidade em Jogos Impulsiona a Performance" traz insights para impulsionar o desempenho das marcas no segmento
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Meio & Mensagem
16 de agosto de 2024 - 6h10
Com o objetivo de impulsionar o desempenho das marcas no segmento de games, o IAB Brasil apresentou o guia “Mudando o Jogo: Como a Publicidade em Jogos Impulsiona a Performance”, fruto da tradução de um estudo do IAB US, realizado em parceria com a Advertiser Perceptions.
A pesquisa, que entrevistou 300 tomadores de decisão de marketing de marcas e agências, revela que 85% dos anunciantes consideram os games como uma plataforma de anúncios premium e de alta qualidade, essencial para atingir resultados positivos de branding.
Além disso, indica que 86% dos profissionais de marketing acreditam que a publicidade em jogos é cada vez mais importante para suas empresas. Neste sentido, 40% planejam aumentar os investimentos no segmento de games em 2024.
O estudo ainda mostra como a publicidade nos jogos é constante nas estratégias anuais das marcas, visto que 78% dos anunciantes nos Estados Unidos usam publicidade nos jogos ao longo do ano em vez de ativações únicas.
Outra constatação da pesquisa é que os jogos ajudam as marcas a alcançar um público exclusivo por meio de plataformas imersivas e envolventes. Mais de 90% dos respondentes disseram que a publicidade nos jogos ajuda a envolver e interagir com os consumidores certos, onde quer que estejam, com mensagem relevantes.
Além disso, quase 90% dos anunciantes concordam que a publicidade nos jogos impacta positivamente os resultados da marca. Quando utilizada com outros meios de comunicação, 86% dos respondentes afiram que ela amplifica o impacto da campanha global.
Assim como outros formatos de mídia, a publicidade nos jogos é mensurável. Conforme o estudo, 85% dos anunciantes dos Estados Unidos se consideram confiantes sobre sua capacidade de medi-la, sendo que 68% afirmam usar as mesmas métricas para jogos que usam para outras plataformas de mídia.
O estudo indica ainda que a publicidade nos jogos é considerada um canal seguro para a marca, na visão de mais de 90% dos anunciantes. Isso coloca os jogos como segundo meio de comunicação mais seguro para as marcas, atrás apenas de áudio digital, que engloba streaming de música e podcasts.
A publicidade em jogos vem amadurecendo nos últimos anos. Segundo a pesquisa, deixou de ser parte da pesquisa e desenvolvimento, e da experimentação das marcas, ocupando espaço nos planos e orçamentos de mídia. O estudo revela que 91% dos anunciantes usam um orçamento específico para jogos ou dispositivos, ou pagam pelos jogos com o orçamento geral de mídia.
Atualmente, os anunciantes estão divididos quanto ao fato de os jogos serem um formato de mídia ou um canal próprio, sendo que 49% deles já consideram os games como um canal próprio. E esses 49% investem mais em publicidade de jogos, planejam gastar mais e usam, em média, mais tipos de formatos de anúncios em games. Os anunciantes que consideram a publicidade em jogos uma vantagem para seu próprio canal afirmam que ela oferece experiências imersivas, públicos únicos, escala e ROI.
A pesquisa indica que para 79% dos anunciantes a publicidade em jogos é fácil
e descomplicada de comprar, porém, que ainda é insuficiente em comparação com outras mídias digitais.
A publicidade nos jogos não é somente fácil e descomplicada de comprar, de acordo com o estudo, mais de dois terços dos anunciantes a classificam como “excelente” ou “boa” na entrega de resultados de negócios em todas as fases da jornada de compra, em especial nas fases de conhecimento e consideração.
Com relação a awareness, a publicidade em jogos aumenta o reconhecimento de marca ao abraçar públicos únicos e específicos em experiências de games. Já em relação à pesquisa e consideração, a publicidade nos jogos atrai atenção e engajamento em comparação com outras mídias digitais.
A pesquisa também revela que a publicidade nos games impulsiona as compras e conversões, ficando apenas atrás das mídias sociais como excelentes nisso. Por fim, segundo o estudo, 75% dos anunciantes classificam os jogos como excelentes/bons para impulsionar a favorabilidade da marca, e 65% como excelentes/bons no fornecimento de ROI/ROAS.
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