IBGE aponta alta de 8,4% no varejo em 2012

Buscar

IBGE aponta alta de 8,4% no varejo em 2012

Buscar
Publicidade

Marketing

IBGE aponta alta de 8,4% no varejo em 2012

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxaram crescimento


19 de fevereiro de 2013 - 12h16

O comércio varejista brasileiro encerrou 2012 com uma expansão de 8,4% no volume de vendas, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada na terça-feira 19 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo responderam por 44,6% do desempenho e foram os principais responsáveis pela alta anual.

Os segmentos de móveis e eletrodomésticos registraram crescimento de 12,3%, e exerceram o segundo maior impacto na taxa anual do varejo (26,6%). As atividades de artigos de uso pessoal e doméstico tiveram variação positiva de 9,4% no volume de vendas em 2012 e responderam pelo terceiro maior impacto no resultado da pesquisa.

De acordo com o IBGE, o desempenho foi um reflexo da manutenção do crescimento do emprego, do rendimento e da disponibilidade de crédito, e da redução dos preços, principalmente dos eletrodomésticos, estimulada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca (desde dezembro de 2011) e para móveis (a partir de março de 2012).

Já o comércio varejista ampliado, que inclui ainda as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 8% para o volume de vendas e de 9,5% para a receita nominal no acumulado do ano.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro

    Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro

    Público poderá comprar as peças nos shows da turnê, a partir de 2025, além do e-commerce da marca

  • Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival

    Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival

    Edição de 40 anos do Rock in Rio tem a presença de 85 marcas e 130 ativações espalhadas pela Cidade do Rock