IBM cria tecnologia de análise de sentimentos
Plataforma tecnológica permite compilar e transformar em insights, em tempo real, milhares de manifestações no Twitter
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Meio & Mensagem
14 de junho de 2013 - 11h53
A IBM acaba de lançar um projeto chamado “Ei!”, uma tecnologia para análise de sentimentos em português, que processa automaticamente um grande volume de dados gerados no Twitter sobre determinados assuntos. Estatísticas e gráficos refletindo os comentários serão gerados imediatamente pela ferramenta.
O aquecimento do Ei! no mercado será feito na Copa das Confederações, quando os milhares de tweets a respeito dos jogos e desempenho da Seleção Brasileira serão analisados em tempo real e disponibilizados, em forma de “insights”, ao técnico Felipão, caso ele queira.
A empresa de tecnologia também chegou a fazer uma parceria com a Band para publicar os resultados dessas análises em dias de jogos do Brasil. Para divulgar o recurso e gerar burburinho, a IBM criou, ainda, uma campanha incentivando os torcedores a serem “treinadores auxiliares”, já que sua opinião poderá ser levada ao técnico brasileiro (confira vídeo abaixo).
O fato é que mesmo que Felipão – que eventualmente já se exaspera com a imprensa esportiva – não queira receber os resultados do Ei!, o recurso certamente é interessante para empresas que lidem com um grande número de consumidores, como operadoras de telefonia, cervejarias e varejo. Muitas companhias têm interesse na massa de informações geradas em redes sociais como o Twitter, mas não sabem como lidar com ela. A promessa do Ei! é a identificação coletiva de opiniões para uso em prol de um negócio. Seria, assim, a primeira base tecnológica para quem deseja utilizar a chamada “análise de sentimento” no mercado brasileiro.
O projeto foi desenvolvido no laboratório de pesquisas da IBM Brasil, tendo como líder Claudio Pinhanez.
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