Assinar

Idosos sentem falta de produtos

Buscar
Publicidade
Marketing

Idosos sentem falta de produtos

67% dos brasileiros acima de 60 anos sentem falta de produtos e serviços específicos


4 de novembro de 2016 - 16h28

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A geração dos millennials tem estado no centro das conversas sobre consumo e comportamento, e as marcas têm elaborado estratégias exclusivas para este público. Por outro lado, existe uma faixa etária ainda pouco observada pelas empresas: os idosos. Uma pesquisa divulgada esta semana pelo SPC (Serviço de proteção ao crédito) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 67% dos idosos são os únicos decisores sobre as compras que fazem, mas três em cada dez (34%) afirmam sentir falta de produtos para a terceira idade.

Para o levantamento, foram consultados 619 consumidores com idade acima de 60 anos de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras, entre agosto e setembro deste ano.

“Nas próximas quatro décadas a população da terceira idade deve triplicar, chegando a mais de 66 milhões de pessoas, quase 30% da população. O mercado, portanto, deve se preparar e conhecer cada vez melhor as especificidades deste consumidor a fim ampliar sua participação no mercado e sua lucratividade”, disse Honório Pinheiro, presidente da CNDL, em comunicado à imprensa.

Embora a maioria dos idosos garanta ter autonomia para decidir como gastar o próprio dinheiro, boa parte se ressente da falta de produtos pensados para atender às suas necessidades. De acordo com 13% participantes, os produtos que mais fazem falta são celulares com teclados e telas maiores, seguidos de locais para diversão e roupas. Em relação às roupas, 17% acham que é difícil comprar, uma vez que encontram peças para pessoas muito idosas ou muito jovens.

“É um consumidor que nem todo mercado está preparado para tratar, e não existem lojas especializadas. As marcas se preocupam com a geração atual e esquecem uma grande massa de pessoas que detêm o capital e tomam as decisões”, avalia Marcos Callegari, diretor de projetos da Escopo Geomarketing, especializada em pesquisa de mercado. 

Para ele, o setor de tecnologia tem pecado em atender essa população, que já é grande, e assim perdido potencial de mercado. O setor automobilístico, por sua vez, tem aproveitado melhor esta possibilidade. “Neste setor, quando falamos de carros de alto custo como SUV’s, cerca de 60% dos decisores de compra têm mais de 60 anos. É um produto pensado para a melhor idade, desde o conforto, design e acessibilidade”, conta Marcos.

Quando se trata de atendimento e pontos de venda, 70% dos idosos acreditam que é preciso haver melhorias. Três a cada dez idosos acreditam ainda que os rótulos devem ser mais fáceis de serem lidos.

A pesquisa mapeou também os desejos de consumo da terceira idade. Até o fim do ano, desconsiderando compras de produtos básicos para a residência, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%). Mais da metade dos entrevistados pretendem comprar produtos ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses, como viagens, eletrodomésticos e tratamentos dentários estéticos. Nos últimos 12 meses, 55% e 10% dos entrevistados fizeram viagens nacionais e internacionais, respectivamente.

“Os idosos querem comprar produtos desenvolvidos especialmente para eles, mas também desejam diversidade e qualidade. O momento é de oportunidade de grande potencial em segmentos como os de lazer, serviços, logística e saúde”, concluiu Honório.

Já os meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são TV aberta (80%), rádio (50%), TV por assinatura (45%) e internet (43%). Ente os conteúdos que interessam este público estão novelas, filmes e saúde.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário