Ilha e hotel: experiências turísticas viram estratégias para marcas de cerveja
Patagonia e Corona propõem experiências aos consumidores que destacam a conexão com a natureza e a sustentabilidade
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Bárbara Sacchitiello
22 de agosto de 2022 - 17h20
Atrelar o consumo de cervejas à experiências turísticas tem sido a estratégia de algumas marcas de cerveja para estreitar a conexão com os consumidores ao mesmo tempo em que ampliam a defesa de algumas causas.
Cerveja Patagônia cria promoção com experiência para que as pessoas desfrutem da natureza (Crédito: Divulgação)
Na semana passada, a Corona comunicou que está tudo preparado para que, a partir de 2023, o público já possa se hospedar na Ilha Corona. O projeto, voltado ao ecoturismo, pretende incentivar as pessoas a refletirem sobre a preservação ambiental e a redução do uso de plásticos.
O espaço turístico, que está localizado na costa colombiana, na região do Caribe, já está pronto, conseguiu o selo “Blue Verified”, a principal certificação concedida pela Oceanic Global para empresas que conseguem eliminar o uso de plástico descartável e adotar práticas sustentáveis em larga escala. A marca levará alguns consumidores ao hotel, em uma promoção, mas o espaço será aberto a hóspedes, de modo geral, a partir do próximo ano.
Enquanto a Corona escolheu o Caribe para seu projeto de turismo sustentável, a Cerveza Patagônia optou por exaltar as belezas brasileiras ao apresentar, na semana passada, o projeto do Hotel de 5 Bilhões de Estrelas.
O espaço é localizado entre a Serra da Bocaina, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, e tem como grande diferencial a vista da montanha (as 5 bilhões de estrelas usadas na chamada escolhida pela marca). A ideia é oferecer uma experiência mais rústica, em que a natureza seja a maior atratividade.
A Cerveza Patagonia oferecerá uma experiência de hospedagem ao público por meio de uma ação, feita no Instagram. A marca convida as pessoas a postarem os seus “bilhões de estrelas”, com fotos do céu e de paisagens, para concorrer a uma hospedagem na montanha, na estrutura criada pela marca.
Gerente de marketing da Patagonia, Thiago Leitão reforça que a marca sempre procurou reforçar sua ligação com a natureza e com novos horizontes. “A gente espera que nosso hotel sirva como o começo de um movimento, para mostrar ao público que todos podem curtir uma experiência transformadora em contato com a natureza, sem nem talvez precisar gastar muito dinheiro”, diz o porta-voz.
Ilha Corona se propõe a ser um destino sustentável para turistas do Caribe (crédito: Divulgação)
Tanto no caso de Corona quanto de Patagônia, o envolvimento das marcas com as causas da natureza e de sustentabilidade são os pontos de partida para as iniciativas de experiências turísticas.
Desde quando comunicou sobre o projeto da Ilha Corona, ainda no ano passado, a marca de cerveja enfatizou que o principal diferencial do lugar seria seu compromisso ambiental. A marca trabalha com mais de 68 mil voluntários ao redor do mundo para concluir mais de 1.400 limpezas, percorrendo mais de 44 milhões de metro quadrados de praias. Em 2017, a empresa anunciou o compromisso de proteger 100 ilhas até o ano de 2020 e em 2019, antes disso, bateu a marca. Até o final de 2021, já eram mais 250 ilhas protegidas.
No caso da Patagonia, a proposta é convidar as pessoas a apreciarem as atividades e os momento ao ar livre. “Todo mundo pode criar seu próprio Hotel 5 Bilhões de Estrelas e até por isso nossa promoção convida o público a participar dessa forma, mostrando sua versão de hotel”, conta o gerente de marketing da marca, referindo-se às fotos que a Patagonia convida as pessoas a postarem em seus perfis no Instagram.
Por enquanto, o espaço nas serras de São Paulo estará disponível apenas para a promoção da Patagonia, mas a marca vê a possibilidade de expandir a experiência para mais pessoas. “Estamos à procura de parceiros que acreditem nesse projeto para criarmos mais hotéis 5 Bilhões de Estrelas por aí”, conta.
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