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Independente, ArtRio chega à nona edição envolvendo a cidade

Evento que hoje tem apenas Brenda Valansi à frente aposta em ações com patrocinadores para ir além da Marina da Glória; fotos de Evandro Teixeira integram feira


18 de setembro de 2019 - 8h36

Fotos de Evandro Teixeira, com a imagem que traz Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius, também estão na ArtRio (Crédito: Evandro Teixeira)

Nascida para ser uma plataforma anual envolvendo a arte, a ArtRio chega à sua nona edição e abre nesta quarta-feira, 18, para convidados para na sequência, entre quinta e domingo, receber o público. Mais uma vez na Marina da Glória, ela reunirá trabalhos artísticos de 80 galerias, mas também rodas de conversa, debates, lançamentos de livros, sempre ligados ao universo da arte. Esta é a primeira vez que o evento tem uma liderança atuando de forma solo: Brenda Valansi, presidente da ArtRio, assumiu o projeto após a saída no primeiro semestre dos sócios Luiz Calainho, Alexandre Accioly e Elisangela Valadares.

Ao contrário de edições anteriores em que a ArtRio contou com o Bradesco como patrocinador master, este ano ela está sendo realizada a partir de parcerias com diversas marcas. “O evento está com bastante apoiadores, mas nenhum apresentador, e com isso conseguimos disseminar mais os nossos conteúdos com vontades que tínhamos, fazer ações para fora do evento, como com Stella Artois e ateliês  dos artistas”, observa Brenda. A parceria com a marca da Ambev levou à criação do Circuito de Ateliês Abertos. Nele, no começo da semana, o anunciante promoveu um giro pelos principais ateliês e espaços independentes de arte da Zona Sul e do Centro da cidade.

Já uma parceria com a Alliansce Sonae fará com que a ArtRio chegue a locais carentes de um contato com a arte no Rio de Janeiro. “Levamos exposições para shoppings da Zona Norte, em um movimento que estamos chamando de ArtRio Educacional. Elas focam a história da arte, com dez réplicas que explicam diferentes movimentos, os motivos de um artista se destacar ou não, com explicações através de áudios gravados pela Roberta Sá”, conta. Com foco na democratização da arte e do conhecimento, a iniciativa recebeu o nome de História da Arte, Olhar e Descoberta. No formato de uma exposição interativa e gratuita, está em cartaz no Bangu Shopping até o dia 29. Em 2020, a mostra chega ao Carioca Shopping, Caxias Shopping e Shopping Grande Rio.

Por sua vez, hotel oficial da ArtRio, o Belmond Copacabana Palace traz um pouco do clima da feira através de uma seleção especial de 15 obras das galerias A Gentil Carioca, Anita Schwartz, Fortes D’Aloia & Gabriel, Nara Roesler e Silvia Cintra + Box 4. Elas ficarão expostas nos corredores do prédio, até o final da feira.

Enquanto isso, na Marina, a Audi promoverá shows de jazz todos os dias, com vista para o Pão de Açúcar, enquanto Bombay Sapphire e Perrier-Jouet terão bares dentro do evento, assim como Stella Artois. Outro destaque fica por conta da ação do Rio Galeão no local, na qual presta uma homangem a um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira.

O jardim da Marina traz uma coletânea de imagens emblemáticas feitas por ele, nos anos 1960-1970, no Rio de Janeiro. Destacam-se a foto de Leila Diniz, de maiô, filmando na praia; Dorival Caymmi, com seu violão na praia de Copacabana, e a mítica imagem dos artistas Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, deitados em cima de uma mesa de bar, na comemoração do aniversário do poeta.

A ArtRio 2019 tem apoio da Audi, Aliansce Sonae, Osklen, Rio Galeão, Shopping Leblon, Stella Artois e Green People, além de apoio institucional da Estácio, Bombay Sapphire, Breton, Perrier-Jouet e RUA. O Belmond Copacabana Palace é o hotel oficial do evento. A realização é da BEX. A feira de arte faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro.

*Crédito da foto no topo: Martin Péchy/Pexels

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