Influência: 80% dos consumidores compram produtos sugeridos por creators
Pesquisa da Youpix, em parceria com a Nielsen, analisa o impacto da influência digital na jornada de compra dos brasileiros
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Meio & Mensagem
18 de fevereiro de 2025 - 17h02
Pesquisa aponta importância dos influenciadores para jornada de consumo (Créditos: Chay Tee/Shutterstock)
A Youpix, consultoria especializada em creator economy, em parceria com a Nielsen, empresa especializada em medição de dados e análise de audiência, realizou uma pesquisa sobre o impacto da influência digital no consumo.
O relatório identificou que 71% dos consumidores estão cansados de ver muita publicidade feita por influenciadores. No entanto, 80% já compraram algum produto recomendado por eles.
Movidos pela identificação e autenticidade, os seguidores confiam no conteúdo e recomendações passadas. Sendo assim, 45% dos consumidores que já compraram um produto por indicação dos creators e tiveram suas expectativas superadas.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 1 mil pessoas, de todas as classes sociais e regiões do Brasil, no período de 30 de setembro a 7 de outubro do ano passado.
O estudo mostra que a contribuição dos influencers vai muito além das métricas de engajamento: eles são capazes de guiar a audiência ao longo de todo o funil. Porém, é preciso alguns cuidados para maximizar a potência desse canal e não saturá-los de publicidade. Cerca de 27% se incomoda com o excesso de publicidade, diz a pesquisa.
Apesar da compra não ser imediata, o influencer também pode facilitar a conclusão da jornada. 62% dos entrevistados já utilizaram algum link ou cupom de desconto fornecido por um influenciador para comprar um produto e/ou serviço.
Além disso, existe um perfil de consumidor interessado em saber mais sobre os produtos e marcas que os criadores estão usando, representando cerca de 54% dos pesquisados.
Quanto às marcas, 43% dos consumidores lembram mais dos influenciadores do que da própria marca que está sendo impactada. Sobre as categorias, Beleza (46%) e Moda (39%) são as que possuem maior poder de influência sobre a compra, seguidas por Alimentos e Bebidas (29%), Livros (25%) e Saúde e Bem-estar (25%).
O consumidor é multiplataforma, enquanto criador e a marca não estão tão diluídos. O Instagram assume a primeira posição, com 97%, seguido por TikTok (59%), YouTube (29%) e Facebook (8%). O YouTube é a rede que impacta todas as faixas etárias de consumidores, mas só 29% das marcas direcionam seus investimentos em #publi.
A pesquisa aponta que os influenciadores continuam sendo canais de comunicação relevantes, com mais da metade dos respondentes demonstrando interesse pelos produtos e marcas que promovem.
A credibilidade é a palavra-chave: 93% dos consumidores confiam nos creators, e mais da metade se sente segura ao usar as marcas que eles recomendam.
Embora dois terços dos entrevistados já tenham comprado um produto por recomendação, os influenciadores permanecem essenciais ao longo de toda a jornada do consumidor.
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