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Marketing

As marcas líderes em influência digital no Brasil, segundo pesquisa

Levantamento da TEC Institute indica que Mercado Live, Nubank e Google se destacam em termos de conteúdo relevante, repostas rápidas, entre outros


16 de dezembro de 2024 - 7h00

A era das redes sociais desafia empresas a se tornarem protagonistas também no mundo digital. A fim de compreender os fatores que levam ao destaque digital das marcas, a percepção de inovação e o comportamento de interação dos consumidores, o TEC Institute apresenta o levantamento “Radar de Influência Digital”.

influência digital

(Crédito: Anucha Tiemsom/Shutterstock)

A pesquisa, realizada em parceria com a MIT Technology Review Brasil e a Bendita Imagem, revela que o Mercado Livre lidera no Brasil, com 1.026 pontos, seguido do Nubank (747) e Google (702) são as empresas com maior liderança em influência digital no País.

A pontuação foi obtida com base em um formulário online aplicado a mais de 400 pessoas de todo o País. Cada participante classificou as marcas — entre 5, 3 e 1 ponto — de acordo com a posição em termos de lembrança.

Os consumidores citaram até três marcas que consideram ter uma forte presença digital, e pontuaram as empresas de 1 a 5 para justificar sua escolha e frequência de interação.

O terceiro e o quarto lugar são ocupados por Amazon (696) e Netflix (639), respectivamente. As marcas do top 5 se destacam por seus conteúdos relevantes e atrativos, respostas rápidas e eficientes, comunicação personalizada e variedade de produtos e serviços.

Questionados como interagem com as marcas, “usando os produtos diariamente” foi a resposta mais comum entre os participantes. Na sequência, aparecem “comprando os produtos/serviços online”, “através das redes sociais”, “visitando o site da marca”, e “via aplicativo”.

Em termos que frequência, a maior parte dos respondentes contatam com a marca ocasionalmente, de 1 a 3 vezes por semana. “Raramente” (uma vez por semana)” ficou em segundo lugar; “Muito frequentemente (mais de um dia)” em terceiro; “frequentemente (uma vez ao dia)” em quarto e “nunca”, na quinta posição.

Contudo, o ranking não é o mesmo para todas as regiões do Brasil. No Centro-Oeste, Amazon lidera, com Nike, Nubank, Apple e iFood nas posições seguintes. Já no Norte e no Sudeste, o top 5 é composto por: Amazon, Mercado Livre, Google, Nubank e Netflix.

O Mercado Livre fica em primeiro lugar no Sul e Nordeste. Para a primeira região, o top cinco fica completo com Nubank, Amazon, Google e Netflix. No Nordeste, Google, Amazon, Nubank e Netflix aparecem na sequência.

O que os resultados indicam?

Entre os insights obtidos a partir dos resultados, TEC Institute ao lado das empresas parceiras, aponta que lembrança do consumidor não tem a ver com capacidade de inovação. De acordo com o estudo, não há uma correlação direta entre os atributos, mostrando espaço para trabalhar inovação como um diferencial competitivo.

O Mercado Livre aparece com uma força de marca consistente, já que marcou presença em todas as posições do top 3, por exemplo. Contudo, para empresas que apresentam presença em posições secundárias, ainda que possam ser uma fortes concorrentes, talvez não sejam consideradas as marcas principais pelos consumidores.

O estudo mostra também que existem marcas com relevância de nicho, como a Netflix. Elas podem ser lembradas por sua atuação, mas não necessariamente é o que as leva ao topo das listas.

Para que sejam posicionadas como líderes, as marcas podem ficar em estratégias como melhoria da percepção de inovação e investir em campanhas de awareness que as associem ao topo da mente dos consumidores.

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