Inspirado em TV, Coala Festival faz festival online
Transmitido na TNT e no YouTube, edição terá apresentadores, entrevistas e blocos de conteúdo
Inspirado em TV, Coala Festival faz festival online
BuscarInspirado em TV, Coala Festival faz festival online
BuscarTransmitido na TNT e no YouTube, edição terá apresentadores, entrevistas e blocos de conteúdo
Thaís Monteiro
17 de agosto de 2020 - 7h57
Com um line-up formado por Gilberto Gil e o trio Gilsons, os Novos Baianos, Nego Bala, MC Tha com Rico Dalasam, Mariana Aydar com Mestrinho e quatro DJ sets a 7ª edição do Coala Festival será realizada em 12 de setembro e transmitida gratuitamente pelo YouTube da marca e na TNT a partir das 14h até 22h. A versão ganhou o nome Coala VRTL.
Esta é a primeira vez que o Coala Festival não será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os organizadores reservaram um local afastado e envolto por natureza para realização de shows e algumas entrevistas com os artistas presentes. Alguns conteúdos foram pré-gravados, como algumas das entrevistas.
Para que não haja risco, o festival contratou uma consultoria de saúde para garantir a saúde e segurança de toda a equipe e artistas presentes. Alguns protocolos adotados são a testagem, medição de temperatura, uso de máscara, face shield e luvas, distanciamento, higienização e logísticas de turnos.A transmissão televisiva já era uma estratégia da edição do Coala Festival deste ano. O acordo com a TNT era vigente para este ano e evoluiu para uma parceria de transmissão da edição virtual. O canal exibirá os shows entre 20h e 22h. As oito horas completas do festival serão apresentadas no YouTube.
Considerando a exibição em telas, a organização idealizou um modelo que se aproxima de um programa televisivo, com roteiro e grade de atrações. A cantora e modelo Camila de Alexandre e o ator Kelson Succi conduzirão a transmissão, apresentando os shows e conduzindo entrevistas com os artistas presentes. O festival também contará com blocos de conteúdos temáticos sobre a música brasileira pré-gravados. Outros elementos que serão usados são vinhetas, divisão de tela com dois ambientes diferentes e elementos roteirizados para manter a audiência engajada.
“É um conteúdo feito para a tela e vamos ficar oito horas no ar, então, é muito importante que esse tempo seja pensado, roteirizado e preenchido de uma forma relevante e dinâmica. Fomos buscar referências, inclusive fora do ecossistema da música, que fazem bem esse trabalho e fizemos um apanhado de ideias que gostamos e que trarão esse dinamismo para o festival”, descreve Gabriel Andrade, sócio-fundador e um dos curadores do Coala Festival.
Para ajudar no novo modelo, a organização contratou um time com escopos e conhecimentos diferentes do que o mercado de eventos está habituado. Para Andrade, o entretenimento também foi forçado a se digitalizar, pois as ferramentas já estavam no mercado mas não eram amplamente exploradas. Na percepção do executivo, os novos formatos no digital devem se consolidar como uma tendência pós-pandemia, principalmente na união com o físico. Um festival transmitido virtualmente e pela televisão amplia o alcance e dialoga com públicos fora de São Paulo, o que potencializa a marca.“Muito do que estamos vendo agora se manterá no futuro e consolidará esses novos pontos de contato com o público, criando uma experiência mais abrangente, mais acessível e mais completa. Acreditamos na complementaridade do físico e do digital, e esse ano é justamente o ano em que estamos desenhando a nossa presença nesse universo mas já pensando na união das duas coisas no futuro e como isso potencializa o festival como um todo”, afirma.
Patrocínios e receita
Um fator muito importante da presença das marcas em festivais é criar experiências físicas com o público. Isso não será possível com a transmissão virtual. Apesar disso, a edição encontrou novos formatos para contar com a presença de marcas. Ao todo, são quatro patrocinadores: Amstel, Jameson, Beefeater e Red Bull.
**Crédito da imagem no topo: Wesley Allen/Divulgação
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos