Intimus combate estereótipos associados à TPM
Marca de absorventes da Kimberly-Clark evolui em nova onda de ações de marketing o posicionamento "Siga em frente", lançado ano passado
Intimus combate estereótipos associados à TPM
BuscarIntimus combate estereótipos associados à TPM
BuscarMarca de absorventes da Kimberly-Clark evolui em nova onda de ações de marketing o posicionamento "Siga em frente", lançado ano passado
Roseani Rocha
28 de maio de 2018 - 14h46
“Menstruada ou não, ela pode” é o que apoia Intimus agora (Crédito: Divulgação)
Se um homem é enérgico, briga por seus direitos, marca posição sobre algum assunto, nada demais. Se uma mulher faz isso, “deve estar de TPM”. É contra esse tipo de pensamento atrasado que a nova campanha global de Intimus, da Kimberly-Clark, se posicionará. Batizada “Menstruada ou não, ela pode”, a campanha é um desdobramento do posicionamento “Siga em frente”, adotado no início de 2017. “Vimos em dados de uma pesquisa da Millward Brown que nosso pilar de conexão com a consumidora cresceu muito, bem acima da concorrência, quando lançamos a comunicação do Siga em Frente e a campanha ‘Marias’, ano passado, que se conectou bem com as mulheres. Agora, queremos mostrar essa empatia não falando diretamente com a mulher apenas, mas fortalecendo isso perante a sociedade”, explica Carolina Gormezano, gerente de Cuidados Femininos da Kimberly-Clark.
Assim, a campanha que começa a ser veiculada nesta segunda-feira, 28, mostrará que as mulheres podem ser emotivas, intensas, persistentes, exigentes, imprevisíveis por que faz parte de sua personalidade e não por estarem no período menstrual. Um filme manifesto, de 60 segundos, assinado pela Ogilvy começa a ser veiculado nesta segunda em TV paga, mas a campanha também terá ações em digital, a cargo da VML, e em relações públicas, com a Pros.
O filme exalta as conquistas das mulheres durante todos os dias do mês, assim como sua força e características “negativas” associadas ao período menstrual, para mostrar que menstruação ou qualquer percepção ruim sobre o fato não podem estar no caminho do que a mulher deseje alcançar. No digital, seis influenciadoras – Manu Gavassi, Cacau, Gabirela Rippi, Magá Moura, Carol Almeida e Karol Macedo – assumem suas personalidades, ao contar histórias de vida, e desafiam suas seguidoras a fazer o mesmo sob a hashtag #MenstruadaOuNão. “Estamos vivendo uma mudança importante este ano, de investir cada vez mais em digital”, diz Carolina. Há dois anos, a relação era 80% em off-line e 20% em digital. Hoje, é 60%-40% e ano que vem, a diferença diminuirá mais ainda, segundo a executiva. E uma vez que a mídia não cobre 100% do target da marca, as ações de PDV também têm recebido atenção. Assim tem sido, por exemplo, com a linha Intimus Sport, com embalagens e claims diferenciados, assim como os materiais de gôndola e ações com promotoras.
A marca Intimus é líder em sua categoria. Segundo dados Nielsen, de janeiro e fevereiro, foi a única que ganhou participação em volume e em valor. Seu share em volume é de 35,3% e em valor, de 36,3%. O investimento na campanha que começa a ser veiculada hoje não é divulgado, mas Carolina conta que são três os pilares mais importantes em comunicação: a linha Sports, que recebeu investimentos no começo do ano; Nordeste, onde a marca tem o desafio de conquistar mais consumidoras, mas tem produtos que têm ido bem por lá, como o absorvente tripla proteção, e por isso criou peças exclusivas para a região; e as demais regiões do país, com as ações citadas da atual campanha, que representam 30% do investimento para o ano.
Carolina Gormezano, que está na Kimberly-Clark há oito anos, lembra como a sociedade evoluiu e a própria comunicação da marca. Quando entrou, lembra, as ações de absorventes mostravam ainda “o andar confiante” da mulher, mostrando uma jovem usando roupa branca e um homem olhando seu bumbum. “Hoje, a marca seria massacrada”, afirma.
Até o produto em si é questionado, por questões de sustentabilidade ambiental, e faz a companhia pensar em opções. “Temos procurado fornecedores que tenham um mindset de desenvolver produtos mais sustentáveis”, afirma. Por enquanto, elaborar produtos que durem mais, diminuindo o número de descartes, é considerado um primeiro passo.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca