Com inverno mais quente, venda de vinhos cai em 2023
Segundo dados de pesquisa realizada pela Scanntech, venda de vinhos diminuiu 1,5% até agosto, na comparação com os primeiros oito meses do ano passado
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Meio & Mensagem
6 de novembro de 2023 - 6h01
Até agosto de 2023, venda de vinhos no Brasil foi 1,5% menor do que o mesmo período do ano passado. Isso é o que revela pesquisa da Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo.
Somente em agosto, as vendas de vinho foram 7,7% menores no País, devido à média das temperaturas máximas em agosto deste ano estarem 1,4°C acima da Normal Climatológica (média histórica), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), atingindo 25,9°C.
Venda de vinhos cai 1,5% em 2023 (Crédito: Celli07/AdobeStock)
O estudo ainda aponta que o vinho tinto foi o mais vendido no ano em todo mercado supermercadista, com 83,3% das vendas unitárias. Em segundo lugar apareceu o vinho branco (8,5%), seguido por espumantes (5,2%) e rosé (3,0%).
Captando dados em mais de 40 mil pontos de venda (PDV), a pesquisa revela ainda que a categoria de vinhos apresenta dois picos de vendas durante o ano: um no período de inverno onde há um aumento no consumo de vinhos tintos e outro no final do ano, quando vinhos refrescantes como brancos, rosés, espumantes e similares aumentam sua saída em virtude do clima mais quente.
A região Sul e Estado de São Paulo juntos representam mais de 60% do faturamento das vendas de vinho no Brasil. A pesquisa mostra ainda que Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro juntos somam 21%.
Por captar mais de nove bilhões de tickets por ano, relativos a um faturamento de mais de R$ 680 bilhões, os dados da Scanntech indicam que mais de 60% dos vinhos comercializados nos supermercados são de grandes varejistas, enquanto mercados intermediários ficam em segundo com cerca de 22%, segudiro por atacarejo, que soma pouco mais de 8% das vendas.
Priscila Ariani, diretora de Marketing Scanntech Brasil, revela que, além do vinho, conhaque e whisky também apresentaram quedas de até -21,9% em unidades vendidas enquanto cerveja teve aumento de +13,4% no mês de setembro, influenciadas pelas altas temperaturas do mês.
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