IoT, comando de voz e pagamento são tendências no mobile
Edição 2018 do Mobility Index indica que 113 marcas já estão adaptadas ao ambiente mobile, mais que o dobro das 42 registradas em 2017
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Fernando Murad
22 de outubro de 2018 - 12h26
A quarta edição do Mobility Index, realizado pela Pontomobi, da Dentsu Aegis Network (DAN) e que, a partir deste ano, tem a parceria da plataforma ProXXIma, num acordo feito pela M&M Consulting, unidade de consultoria e ventures do Grupo Meio & Mensagem, mostrou um avanço das marcas na presença mobile.
Leia mais sobre a parceria aqui.
Neste ano, 113 marcas (ou 35% do universo estudado) foram consideradas adaptadas ao mundo mobile, sendo 15 mobile expert e 98 mobile ready. No estudo de 2017, 42 marcas (18% da amostra) foram consideradas adaptadas — sendo 10 mobile expert e 32 mobile ready. Já a nota média do mercado brasileiro em 2018 foi de 5,2 (numa escala de 0 a 10), o que o posiciona como mobile basic, o segundo nível de experiência, segundo o Mobility Index. Na edição 2018, a base do estudo foi ampliada de 235 para 325 marcas.
“O número de empresas adaptadas ao mobile avançou. Na edição anterior, 82% (193 marcas) estavam no nível básico. Mesmo com a base maior, esse percentual foi de 65% (212 marcas). Houve avanço significativo, sem dúvida”, afirma Léo Xavier, CEO da Pontomobi Linked by Isobar. A nota média do mercado como um todo (numa escala de 0 a 10) foi de 5,2, o que o posiciona como Mobile Basic.
O Mobility Index se propõe a medir o grau de mobilidade e analisar a presença das marcas nas diferentes soluções mobile para consumidores finais, a estratégia aplicada ao negócio e como elas estão estruturadas em relação as características analisadas a partir de 60 critérios objetivos em quatro pilares: mobile web, mobile apps, mensageria e redes sociais.
Setores que já tinham aparecido como destaque em edições anteriores, como bancos e telecomunicações, se mantiveram entre os experts. O Itaú é o líder do ranking e a lista de top 20 conta, ainda, com Bradesco (terceiro) e Santander (quarta). Já telecom possui seis concorrentes entre os melhores: Net (quinto), Oi (sexto), Vivo (oitavo), TIM (13º), Claro (18º) e Sky (20º). O segmento de viagens e turismo, que em 2017 tinha quatro empresas entre as 20 mais bem colocadas, se manteve e alta e agora soma cinco: Gol (sétimo), Decola.com (nono), Smiles (10º), CVC (11º) e Latam Airlines (14º).
Tendências
Além de mapear e analisar a utilização e o desenvolvimento ferramentas e plataformas já tradicionais no mobile, como aplicativos, site, redes sociais e mensageria, o Mobility Index conseguiu identificar tendências a partir do aumento da base de marcas avaliadas. “Pela primeira vez vemos no estudo o uso de tecnologias como reconhecimento de imagem, finger print e wearables como relógios inteligentes. “É o primeiro suspiro de da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Veremos um avanço significativo nos próximos meses. O estudo já aponta essa integração. Comando de voz como interface e o mobile payment com NFC vão explodir. É bacana perceber que o estudo identifica macrotendências”.
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