Itaú confirma demissão de Tracanella por uso de cartão corporativo
Banco muda postura e esclarece que demissão de CMO se deu "única e exclusivamente por mau uso de cartão corporativo"
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Bárbara Sacchitiello
4 de dezembro de 2024 - 10h26
Eduardo Tracanella trabalhou por 27 anos no Itaú (Crédito: Divulgação)
O Itaú Unibanco confirma que a saída de Eduardo Tracanella, que ocupava o cargo de chief marketing officer da empresa, se deu por conta de mau uso de cartão de crédito corporativo.
“O Itaú Unibanco confirma que o desligamento de Eduardo Tracanella foi motivado única e exclusivamente pelo mau uso do cartão de crédito corporativo, sem prejuízo material à instituição. O banco agradece sua dedicação ao longo de tantos anos e sua contribuição na construção de uma das marcas mais admiradas do país”, declarou a assessoria de comunicação do banco, em comunicado enviado à reportagem de Meio & Mensagem.
A confirmação do motivo da saída do executivo representa uma mudança na postura do banco em relação à comunicação sobre a saída de Tracanella.
Inicialmente, o Itaú havia divulgado uma nota bem sucinta, na qual apenas falava sobre a saída do CMO sem detalhar os motivos da demissão.
“O Itaú Unibanco confirma que Eduardo Tracanella não faz mais parte do quadro de diretores da organização. O banco agradece sua dedicação ao longo de tantos anos e sua contribuição na construção de uma das marcas mais admiradas do país”, dizia a primeira nota do Itaú, enviada à reportagem na segunda-feira, 2.
A situação começou a mudar conforme foram surgindo notícias de que Tracanella teria sido demitido por conta de investigações internas que apontaram o uso do cartão corporativo da instituição de forma pessoal.
A reportagem de Meio & Mensagem apurou que, na segunda-feira, quando foi revelada a notícia da saída de Tracanella, um grupo de funcionários do Itaú recebeu um informativo que apontava que o motivo da saída era a descoberta do mau uso do cartão corporativo.
O comunicado citava nominalmente Eduardo Tracanella. Além disso, foram feitas reuniões com as equipes de marketing e de outras áreas da empresa em que o motivo da demissão também foi exposto.
Somente agora, no entanto, o Itaú fala oficialmente sobre o motivo da demissão.
Procurado pela reportagem nessa terça-feira, 3, após a circulação das primeiras notícias sobre a questão do uso do cartão corporativo, Tracanella disse à reportagem que já havia dito tudo a respeito de sua saída.
No dia anterior, segunda-feira, 2, o executivo conversou com Meio & Mensagem a respeito de sua saída, apontamento que esse era um momento propício para encerrar um ciclo e destacando os trabalhos feitos junto ao Itaú, bem como a competência dos profissionais de marketing que compunham a equipe.
“Foi uma jornada incrível e muito vitoriosa. Tenho mais de duas décadas ininterruptas de liderança no marketing do banco. Um ciclo muito longo e que tem um ótimo momento para se encerrar: o sucesso da campanha de centenário do banco e de lançamento da nova marca. Amo o Itaú e sou muito grato à empresa por tanto tempo juntos e por sempre acreditar na importância de se construir marca e apostar na criatividade”, declarou Tracanella.
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