Assinar

Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

Buscar

Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

Buscar
Publicidade
Marketing

Itaú mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

Banco tem a marca mais valiosa do Brasil pela oitava vez consecutiva; valor das 100 principais empresas da lista avançou 4%, chegando a US$ 77,2 bilhões


6 de maio de 2024 - 15h22

Campanha Itaú 100 anos

Banco lidera lista pela oitava vez, apesar de recuo no valor da marca (crédito: reprodução)

Pelo oitavo ano consecutivo, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com a Brand Finance, divulgado nesta segunda-feira, 6. O banco manteve a liderança apesar da queda de 4,4% no valor da marca (US$ 8,4 bilhões). Segundo análise da consultoria, o recuo se deu pelo declínio na força da marca. Neste ano, os clientes estão menos propensos a recomendar a marca a outras pessoas do que nos anos anteriores.

Com quatro marcas entre as 10 primeiras colocações, o setor bancário é um dos destaques do ranking deste ano. Além do Itaú, aparecem na lista Banco do Brasil (segunda colocação), Bradesco (terceira) e Caixa (sexta). Veja a lista das 20 primeiras marcas e seus valores abaixo.

Ao todo, as 100 marcas brasileiras mais valiosas alcançaram valor de US$ 77,2 bilhões. O número representa um aumento de 4% em relação a 2023.

Principais movimentações no ranking em 2024

A Localiza entrou no Top 10, passando da 16ª para a 7ª colocação. Assim, a empresa de aluguel de veículos se tornou a marca que mais cresceu no Brasil, quase dobrando seu valor. Na sequência, aparecem duas marcas de varejo:Pão de Açúcar, com crescimento de 65%, e Extra, com alta de 59%.

A Natura, por sua vez, é a marca mais forte do Brasil pela pesquisa global Brand Finance, com 89/100 no Índice de Força da Marca (BSI). No entanto, cinco marcas entraram no top 10 do indicador. A Brahma saltou da 20ª para a 6ª posição; a Sadia, da 16ª para a 7ª; a Perdigão, da 17ª para a 8ª, a Sul América, da 14ª para a 9ª e BB Seguridade, da 11ª para a 10ª.

Índice de Percepção de Sustentabilidade 2024

Três bancos também lideram a lista de marcas com maior Valor de Percepção de Sustentabilidade no Brasil: Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. O Itaú possui o maior valor, com US$ 573 milhões. O Banco do Brasil atingiu US$ 396 milhões e o Bradesco, US$ 328 milhões. Fecham o Top 5 Petronas, com US$ 293 milhões, e a Localiza, com US$ 269 milhões.

Já Bradesco, Itaú e Caixa são as marcas brasileiras com maior gap positivo de sustentabilidade. Ou seja, sua percepção de sustentabilidade é maior que o valor real. Os dados indicaram Bradesco, com US$ 51 milhões; Itaú, com US$ 440 milhões, e Caixa, com US$ 38 milhões.

Brand Finance 2024

Fonte: Brand Finance

Publicidade

Compartilhe

Veja também